Agosto 2010 - Posts

Há morcegos no Castelo de São Jorge

31/08

2010

às 20:56

 

Quando as portas do Castelo de São Jorge, em Lisboa, se fecham aos turistas, há uma outra vida que desperta: a dos morcegos. É este outro lado do castelo que a EGEAC e a Natuga dão a conhecer até ao final de Outubro. As próximas visitas estão marcadas para os dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Setembro, com início sempre às 20.30 horas.



Nos jardins e muralhas do Castelo de São Jorge vivem pelo menos cinco das 24 espécies de morcegos referenciados em Portugal continental, que ao cair da noite saem dos seus refúgios à procura de insectos para se alimentarem. Com a orientação de um biólogo da Natuga, e durante duas horas, os visitantes têm a oportunidade de procurar os morcegos pelos jardins e pelo Castelejo, com recurso a lanternas e a um detector de ultra-sons (aparelho que permite ouvir os sons emitidos por aqueles animais).



Os interessados devem dirigir-se, pelas 20.15 horas, à bilheteira do Castelo. Os adultos pagam 15 euros e as crianças até aos 10 anos (acompanhadas por um adulto) pagam 7 euros. Os preços incluem a entrada no Castelo, guia, material e seguro. As reservas devem ser feitas directamente no castelo pelo telefone 21 880 06 21.

0 comentários

Índia declara elefante "património nacional"

31/08

2010

às 17:07

 

O Governo indiano vai declarar o elefante “pratimónio nacional” e reforçar a protecção desta espécie, considerada sagrada para os hindus, divulgou hoje o ministro do Ambiente, Jairam Ramesh, citado pela agência de notícias indiana IANS. Os elefantes “fazem parte do nosso património há vários séculos (…) e temos que dar [à espécie] uma importância igual à do tigre”, justificou o governante.


O Ministério do Ambiente recebeu hoje um relatório de um grupo de trabalho que, aponta, entre outros aspectos, para a necessidade de serem tomadas medidas com vista à preservação dos elefantes. No documento, os especialistas aconselham a criação de uma Autoridade Nacional de Conservação do Elefante (à semelhança do que acontece já para o tigre), cuja principal missão será a gestão e o aumento de fundos a investir no bem-estar e conservação da espécie.



Entre outras medidas, é sugerido um maior controlo da caça furtiva e a proibição de actividades junto aos corredores que os elefantes utilizam para viajar entre as diversas áreas florestais. Mahesh Rangarajan, um dos consultores, ouvido pela AFP, referiu que até agora o elefante não tinha sido alvo dos mesmos cuidados que os tigres e outros animais, porque a taxa de declínio da população não é tão acentuada. Estima-se que na Índia vivam cerca de 60% dos elefantes do continente asiático – cerca de 25 mil -, dos quais 3500 vivem em cativeiro, segundo a INSA. O número de elefantes continua praticamente o mesmo desde a última década, embora o seu habitat natural tenha vindo a diminuir.



Em 1992, as autoridades indianas criaram o Projecto Elefante, um programa que atribuía ajuda técnica e financeira aos estados indianos habitados por estes mamíferos. O programa tinha como principal objectivo proteger o habitat desta espécie e as respectivas rotas migratórias. Algumas centenas de pessoas foram vítimas de ataques por parte de elefantes nos últimos anos, em parte, devido à crescente presença humana em áreas normalmente habitadas por estes animais de grande porte.


0 comentários

Setembro é o Mês da Biodiversidade em Castro Verde

31/08

2010

às 10:09

Setembro é o Mês da Biodiversidade no município de Castro Verde. Para assinalar o facto, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), através do Centro de Educação Ambiental de São Gonçalinho (CEAVG), e a Câmara Municipal vão promover um conjunto de iniciativas que visam dar a conhecer melhor a biodiversidade a as formas de a proteger.


Do programa constam:

3 de Setembro - 10h00: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho – “Minhoquices na Horta” *

  4 de Setembro - 14h30: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho - Mirmecólogo por um dia: o mundo fantástico das formigas! *

11 de Setembro - 09h00: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho - Borboletar”: Identificação e Contagem de Borboletas Diurnas *

11 de Setembro – 15h00: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho – Comemoração do 10º Aniversário do CEAVG

11 de Setembro – 20h00: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho – Borboletas ao Crepúsculo!*

   18 de Setembro – 9h00: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho – Um dia cheio de Energia com um Almoço Solar!**

25 de Setembro - 10h00 às 13h00: local a definir em Castro Verde – Feira de Trocas e Baldrocas

25 de Setembro, 14h00: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho – Workshop de Identificação de Aranhas **



* inscrições em : http://www.cienciaviva.pt/veraocv/inscricoes.asp

** Inscrições gratuitas obrigatórias: Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho | Tel: 286 328 309 | Email: lpn.cea-castroverde@lpn.pt





Ao longo de todo o mês decorre também o projecto “Biólogo por um dia – Acções de Voluntariado Ambiental”, no âmbito do qual os interessados podem participar nos censos que vão ser elaborados, na monitorização, melhoramento das colónias e e triagem de insectos, entre outras actividades.

Nasceram duas andorinhas-do-mar-inca no Oceanário de Lisboa

30/08

2010

às 17:40

 

Duas andorinhas-do-mar-inca (Larosterna inca) nasceram no início de Julho no Oceanário de Lisboa, naquela que é a primeira reprodução com sucesso daquela espécie em 11 anos, disse, ao JN, Núria Baylina, curadora daquela instituição. Os dois pintos, cujo sexo é ainda desconhecido, encontram-se bem, já se alimentando sozinhos e fazendo pequenos voos. Podem já ser vistos pelos visitantes do Oceanário no habitat do Antárctico, distinguindo-se facilmente dos adultos pelo bico e patas escuros, que mais tarde adquirem a tonalidade vermelha.

 

Núria Bayluna explicou que a intervenção da equipa técnica durante a fase de reprodução "foi mínima". "Uma vez que os ninhos se encontram na parte mais alta do habitat, tivemos que os proteger para evitar que as crias caíssem", disse. Desde que as andorinhas-do-mar-inca chegaram ao Oceanário de Lisboa que se registaram várias tentativas de reprodução, mas nenhuma, até agora, tinha tido sucesso, "por razões várias". Estes dois pintos juntam-se aso 12 adultos que em 1999 chegaram ao Oceanário vindos do zoo de Oregão, nos Estados Unidos. Ainda não foram identificados os pais destas duas crias, embora se saiba que estavam em ninhos diferentes.

 

As andorinhas-do-mar-incas são aves costeiras originárias da América do Sul. Trata-se de uma espécie com o estatuto de conservação "Quase Ameaçado", atribuído pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Os exemplares atingem cerca de 40 centímetros de comprimento, têm penas brancas curvadas, em forma de bigode, e não apresenta dimorfismo sexual, isto é, machos e fêmeas não se distinguem pela aparência física. São aves migradoras endémicas de costas influenciadas pela Corrente do Peru, viajando normalmente em grandes bandos.

 

 

Fotos de Mafalda Frade gentilmente cedidas pelo Oceanário de Lisboa

Gaivotas juvenis serão libertadas amanhã em Tavira

30/08

2010

às 14:44

 

Uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e uma gaivota-de-asas-escuras (Larus fuscus) vão ser libertadas amanhã à tarde em Tavira. Estas duas aves juvenis foram entregues no RIAS - Centro de de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - Ria Formosa, em Olhão, por elementos do SEPNA da GNR. Encontravam-se debilitadas e desnutridas, pelo que foi necessário um processo de reabilitação que consistiu em ensiná-las a alimentarem-se e a voar, além de aprenderem a contactar com outras aves. Estas duas aves serão libertadas no Centro de Ciência Viva de Tavira, no Convento do Carmo, pelas 15 horas.

0 comentários

Boi inglês mede 1,81 metros de altura e pesa 1,2 toneladas

28/08

2010

às 14:54

                    

O bezerro Tigger tinha apenas um dia de vida, quando o dono lhe apontou a arma. Uma vez que não queria mais machos na quinta, tinha decidido matá-lo. Mas Shaun Layton, um vizinho, impediu-o e salvou a vida a Tigger, que actualmente tem um 1,81 metros de altura e continua a crescer, de acordo com o site World's Kaleidoscope, citando o jornal Daily Mail. Com quase 1,2 toneladas e peso e mais de quatro metros de comprimento, Tigger está prestes a ver o seu nome inscrito do livro Guiness dos Recordes. Actualmente com sete anos, Tigger continua a crescer o que significa que em poucos meses poderá quebrar o actual recorde. Quando Shaun, um comerciante de carpetes, salvou Tigger de uma morte certa, nunca imaginou que o bezerro atingisse este tamanho. De acordo com o mesmo site, a carne de Tigger daria para fabricar 7.655 Big Macs ou 6137 Burger Kings Whoppers. Mas Tigger vive uma vida relaxada em Kingswood, Herefordshire (Inglaterra), onde semanalmente come erva, ração e um saco de maçãs.  Kim, a filha de Shaun, adianta que Tigger gosta muito que o escovem e aparem a cauda. Muitos agricultores da zona vão à quinta conhecê-lo, ficando abismados com o seu tamanho. “É uma espécie de atracção local”, sublinha Kim.

Tags: , ,
0 comentários

Estónia pode relançar caça à foca

28/08

2010

às 10:18

Os habitantes da ilha de Kihnu, na Estónia, estão decididos a recomeça a caça à foca, 30 anos depois, uma vez que o número destes animais aumetou consideravelmente nos últimos 10 anos, declarou um alto responsável do país à agência AFP. “O ministro do Ambiente está a ultimar um projecto (…) que porá fim à interdição da caça, depois de 30 anos”, adiantou Hanno Zingel, conselheiro do ministro do Ambiente.



De acordo com o mesmo responsável, a população de focas cinzentas cresceu de 1500 indivíduos para quatro mil na última década. “A comunidade de focas cinzentas cresceu, muito devido à melhoria das condições ambientais no mar Báltico, embora o número de quatro mil nas águas estonianas esteja muito abaixo das mais de 10 mil focas registadas à 100 anos”, acrescentou.



A ilha de Kihnu está situada ao largo da costa ocidental da Estónia. Há cerca de três anos, os seus cerca de 500 habitantes enviaram uma carta ao ministro do Ambiente solicitando autorização para voltarem a caçar as focas cinzentas. Relembraram que os pratos à base de carne de foca fazem parte da tradição cultural do país.Os habitantes reclamam a caça de 30 exemplares por ano.

0 comentários

publicidade

Fale com o autora

envie os seus conteúdos para: fmariano@jn.pt

blogues associados

publicidade