titimg

Sobre

Velocidade é um blogue de Armando Fonseca Júnior dedicado a automóveis e desportos motorizados.

Maio 2011 - Posts
31-5-2011

 

É já amanhã, quarta-feira, dia 1, que chega às bancas o nº 12 da revista Auto Vintage. Escolhida como a revista especializada Media Partner do Circuito da Boavista, a Auto Vintage dedica, naturalmente, um amplo espaço ao Grande Prémio Histórico do Porto. Nas páginas desta edição encontram-se os horários, os preços dos bilhetes e muitas mais informações úteis para acompanhar a primeira jornada de corridas no Porto, a 17, 18 e 19 de Junho.

 

Tema de capa é também o "famoso" Porsche de Paulo Futre, com o próprio futebolista a contar à Auto Vintage as suas histórias com o carro que já foi amarelo e que hoje se encontra pintado de vermelho… e que está à venda em Odivelas.

 

O desporto com Clássicos ocupa, como sempre, uma parte importante da Auto Vintage – das 500 Milhas ACP às Mille Miglia italianas, passando pela segunda jornada do CPCC e pelo Portimão Classic, ambos disputados no AIA.

 

Não faltam as Palavras dos Especialistas (Ferrari, MG e Porsche) e todas as restantes rubricas mensais. E, tal como no número anterior, mais de 100 anúncios de Clássicos para venda, quase todos publicados no "Stand" na Auto Vintage pela primeira vez.

Publicado por velocidade às 22:31
31-5-2011

 

Vai iniciar-se no próximo fim-de-semana o Campeonato de Espanha de Corridas de Camiões. Será o Circuito de Albacete, que receberá esta primeira jornada de 2011, que igualmente pontua para o Campeonato da Europa da modalidade. Nesta prova, estarão presentes os dois pilotos do Reboconort Racing Truck Team, Eduardo e José Rodrigues, que pilotarão os seus habituais MAN.

 

Esta temporada, estão já agendadas as participações nas provas que se disputam em Espanha, pois a aposta será no Campeonato espanhol. Recorde-se que na temporada passada, entre mais de dezena e meia de pilotos, José Rodrigues foi o terceiro classificado final, enquanto seu Pai, Eduardo Rodrigues, terminou na quinta posição do campeonato. E, até quanto a José Rodrigues, já tem no seu vasto palmarés a conquista de um Campeonato de Espanha.

 

Além das provas que se vão realizar em Espanha, poderá vir a acontecer a participação em mais jornadas do Campeonato da Europa de Camiões, nomeadamente em Nürburgring e Le Mans, duas jornadas muito do agrado de ambos os pilotos da Reboconort. Mas esta é uma situação que ainda está em estudo e que poderá vir a ser alargada a outras provas.

 

Para já, certo, é a participação nas provas que pontuam para o Campeonato de Espanha, como acontece no próximo fim-de-semana, com a jornada dupla, que se disputa em Albacete e na qual os dois portugueses terão de ser considerados favoritos, entre os pilotos que pontuam para o campeonato do país vizinho.

Publicado por velocidade às 18:50
31-5-2011

 

Com a presença de 17 equipas, o circuito de Montalegre foi palco para a terceira jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4. Domingos Oliveira mostrou estar em forma e, tal como aconteceu na jornada anterior, em Alenquer, venceu a prova.

 

Só 16 das 17 equipas presentes em Montalegre conseguiram classificar-se. A dupla Domingos Oliveira/Paulo Jorge, com uma Nissan Navara, assumiu o comando ainda no decorrer da primeira volta, tendo completado esta já com uma diferença substancial sobre os segundos classificados, que nessa altura eram Luís Jorge/Nuno Passos, com um Suzuki Samurai Proto.

 

Enquanto Domingos Oliveira viria a comandar toda a prova, já a equipa do Suzuki, Jorge/Passos, viria a perder o segundo posto para Victor Ribeiro/Vitorino Morais, em Nissan Navara. Ribeiro e Morais começaram a prova na oitava posição, mas com cerca de uma hora de corrida, já se encontravam no segundo posto, posição que não mais perderiam até ao baixar da bandeira de xadrez.

 

Entretanto, o maior interesse desta prova de resistência, encontrava-se na luta pela terceira posição, entre Luís Jorge/Nuno Passos e a Nissan Navara de Jorge Silva/Miguel Rias. Estas equipas trocaram várias vezes de posição, entre si, mas Luís Jorge acabou por garantir o terceiro posto. Com Jorge Silva no quarto lugar, Domingos Parente/João Pinto, terminaram esta jornada de resistência no posto seguinte.

 

Depois de três provas já realizadas, o Campeonato Nacional de Trial é comandado por Emanuel Costa, que totaliza 106 pontos, seguido de Vasco Andrade, com menos 2, e do vencedor desta jornada, Domingos Oliveira, que soma 101 pontos. A próxima prova é em Tábua, no dia 26 do próximo mês de Junho.

 

Classificações
Prova de Montalegre

1º,  Indigo-Vicitcork/Domingos Oliveira/Paulo Jorge (Nissan Navara) 19 voltas em 2:53.02,672 horas;
2º,  Fevinor SA/Victor Ribeiro/Vitorino Morais (Nissan Navara) a 2 voltas;
3º,  Hortículas-Cerâmica T/Luís Jorge/Nuno Passos (Suzuki Samurai Proto) a 3v;
4º,  Paljet/Jorge Silva/Miguel Rios (Nissan Navara) a 4v;
5º,  Jipes & Cª Trogouro/Domingos Parente/João Pinto (Nissan Patrol GR) a 4v;
6º,  Repsol TT/Vasco Andrade/Nuno Graça (Toyota Hilux) a 5v;
7º,  Stand Emanuel Costa-Cibercar-Castrol/Emanuel Costa/Carlos Filipe (Jeep Wrangler) a 5v;
8º,  Assador-Publimendes-Tecto Dec/Rui Dias/José Pires (Ebro Patrol) a 5v;
9º,  Team Serrão-Serraocebolo.com/Alexandre Lemos/Miguel Santos (Toyota Hilux) a 7v;
10º, Stand Candeias/Paulo Candeias/Luís Carlos (Jeep Wrangler TJ) a 8v;
11º, LM4 TUFF 4x4/Luís Santos/Diogo Mendes (Nissan Patrol GR) a 9v;
12º, Cutelarias-Vimaelectrica/Acrísio Freitas/Marcelo Mendes (Toyota Hilux) a 10v;
13º, Grupo JANF-Stand Kubota/José Alexandre/Paulo Nunes (Nissan Patrol GR) a 10v;
14º, Revi-Clap/Domingos Diniz/Vítor Seabra (Nissan Patrol GR) a 14v;
15º, JCNJ/João Carlos Silva/Bruno Gomes (Nissan Patrol GR) a 18v;
16º, S3 Auto/António Marracho/Francisco Figueiredo (Jeep Wrangler) a 18v.
Campeonato após Montalegre
1º,  Stand Emanuel Costa-Cibercar-Castrol/Emanuel Costa/Carlos Filipe, 106 pontos;
2º,  Repsol TT/Vasco Andrade/Nuno Graça, 104;
3º,  Indigo-Vicitcork/Domingos Oliveira/Paulo Jorge, 101;
4º,  Paljet/Jorge Silva/Miguel Rios, 98;
5º,  Cutelarias-Vimaelectrica/Acrísio Freitas/Marcelo Mendes, 84;
6º,  LM4 TUFF 4x4/Luís Santos/Diogo Mendes, 80;
7º,  Jipes & Cª Trogouro/Domingos Parente/João Pinto, 76;
8º,  Team Serrão-Serraocebolo.com/Alexandre Lemos/Miguel Santos, 74;
9º,  Stand Candeias/Paulo Candeias/Luís Carlos, 71;
10º, Hortículas-Cerâmica T/Luís Jorge/Nuno Passos, 70.
(mais 16 equipas classificadas)

Publicado por velocidade às 17:07
31-5-2011

 

Ricardo Megre, aos comandos de um Super Seven, conquistou no circuito espanhol de Jarama uma dupla vitória. Dez anos depois da sua última participação na pista madrilena, o piloto da Pneuvita/ Megre Motorsport venceu as duas corridas do Troféu Jarama Gentleman Drivers, em mais uma jornada do Super Seven by Kia 2011, num fim-de-semana muito animado cujo programa tinha como cabeça de cartaz a corrida do Campeonato de Espanha de GT.

 

Ricardo Megre começou por ser o mais rápido nos treinos livres, onde registou como melhor marca 1.51,751 minutos, para depois vencer as duas corridas disputadas domingo passado, à frente de Diogo Taveres, na primeira e da dupla Pedro Barros Leite/António Costa, na segunda. Se em ambas vitórias a vantagem para o segundo classificado ficou na casa dos 20 segundos, Ricardo Megre teve de se empenhar a fundo na primeira corrida, depois de ter apanhado um forte susto:

 

“O oléo do respirador começou a verter e caiu nos pedais. Numa curva o meu pé escorregou, não consegui travar e tive uma saída de pista. Perdi tempo e ainda demorei algumas voltas até regressar ao primeiro lugar. A segunda corrida foi disputada depois de ter chovido e os tempos por volta foram mais lentos, mas na primeira fui o mais rápido e o único a entrar no minuto e cinquenta (1.50,941)”.

 

Ricardo Megre festejou assim mais uma jornada vitoriosa, depois de em Março ter alcançado idêntico duplo triunfo no Autódromo do Estoril.

Publicado por velocidade às 16:01
31-5-2011

 

As duas corridas do Campeonato de Espanha de GT`s realizadas no passado fim-de-semana em Jarama, tiveram no pódio duas duplas nacionais concorrentes ao Iberian Supercars Trophy. Na primeira corrida, com o segundo posto da geral, Patrick Cunha e José Carlos Ramos venceram entre os concorrentes ao troféu ibérico, vitória que ficou nas mãos de José Pedro Fontes e Miguel Barbosa (foto em cima) na segunda, depois de terem ocupado o lugar mais alto do pódio em termos absolutos.

 

Arrancando na melhor posição da grelha no que diz respeito a competição Ibérica, Patrick Cunha e José Carlos Ramos levaram de vencida a corrida da manhã, deixando José Pedro Fontes e Miguel Barbosa na segunda posição com o carro do Vodafone BP Ultimate Team. César Campaniço e João Pedro Figueiredo ocuparam o lugar mais baixo do pódio, numa corrida que foi influenciada pelas inconstantes condições climatéricas, depois do aparecimento de uma forte chuvada.

 

Na prova da tarde, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa conseguiram impor o Mercedes SLS GT3 na classificação geral, o que lhes valeu a melhor posição da competição da Fulleventos, mantendo assim a liderança após as duas primeiras jornadas. César Campaniço e João Figueiredo foram, desta feita, os 2ºs classificados, seguidos por Antonio Coimbra / Luis Silva no outro Mercedes SLS da Sports & You, e de Patrick Cunha / José Carlos Ramos, atrasados depois de verem a caixa de velocidades do Lamborghini da Goodsense Racing Team encravar. Nos GT4 a vitoria recaiu, em ambas as corridas (do troféu), para a dupla do Aston Martin Vantage, Carlos Alonso e Pedro Lopez.

 

Entretanto, a jornada espanhola viu também Miguel e João Ramos (Ferrari 430 GT2) alcançarem o primeiro pódio da temporada no Campeonato de GT espanhol e foi palco, paralelamente para mais uma boa prestação nacional: a da Rpdrive Competições (foto em baixo). A equipa da Covilhã conseguiu o seu primeiro triunfo do ano na categoria GT4 (11.º lugar absoluto), depois de Rui Lapa e Azor Duenas, levarem de vencida toda a concorrência na segunda corrida. Esta dupla tinha já estado em plano de destaque ao conseguir um terceiro lugar, na primeira ronda do dia do Campeonato de Espanha de GT, com o rápido e bem preparado Ginetta G50.

 

Publicado por velocidade às 12:32
30-5-2011

 

Paulo Antunes foi o vencedor da edição 2011 do Rali de Vila Verde, que teve lugar no passado fim-de-semana, naquela que foi a terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2 Litros/2 Rodas Motrizes.

 

Foi a segunda vitória do piloto fafense esta temporada, depois de uma luta interessante de seguir com João Silva na prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho, com os dois pilotos a terminarem separados por apenas 4,8 segundos.

 

Ivo Nogueira foi o primeiro líder e parecia embalado para alcançar o triunfo, mas logo no sábado um toque numa pedra originou danos ao nível do radiador e caixa de velocidades que impediram o piloto de continuar em prova. Nesta altura, Antunes passou para a frente da prova, tendo atrás de si João Silva, com este a lamentar um furo logo no primeiro troço que o fez perder algum tempo, danificando ainda o seu carro, bem como o desalinhar da direcção. A primeira etapa terminou ainda com Antunes na frente, mas João Silva perdia apenas 4,3s e tudo estava em aberto para o derradeiro dia.

 

No segundo dia, João Silva entrou ao ataque e logo na primeira classificativa passou para a frente, dilatando a margem na segunda. Contudo, na terceira, fez um pião, depois de um engano no percurso, perdendo cerca de 24 segundos e a liderança da prova, que voltou às mãos de Paulo Antunes. Até ao fim, João Silva ainda tentou voltar ao comando, mas o piloto de Fafe defendeu bem o seu lugar, conseguindo a vitória e reforçando a sua posição de líder da classificação do campeonato.

 

Fora da luta pela vitória, esteve Paulo Neto, que travou um despique pelo terceiro posto com Armando Oliveira, que terminou no quarto lugar, na frente de Ricardo Marques.

 

Renato Pita na Taça e no Regional
Na Taça de Portugal de Ralis, Renato Pita venceu depois de dominar os acontecimentos ao longo de toda a prova. José Marcos Gonçalves ficou com a segunda posição, longe do primeiro posto, mas com o lugar intermédio do pódio sempre bem seguro para Paulo Silva, que fechou a lista dos três primeiros.

 

Passando ao Campeonato Regional de Ralis Norte, o vencedor foi o mesmo da Taça de Portugal, ou seja Renato Pita. Foi um triunfo que se começou a desenhar muito cedo. Pois o piloto de Viana do Castelo esteve sempre muito forte e liderou da primeira à última classificativa. Para o segundo lugar houve bastante luta envolvendo Paulo Silva, piloto que corre com as cores do CAM, e Miguel Carvalho. No final este conseguiu levar a melhor por 18 segundos sobre o seu adversário directo.

Publicado por velocidade às 22:52
30-5-2011

 

O Eco-veículo da equipa do Departamento de Mecânica da FCT da Universidade de Coimbra (foto em cima)estabeleceu novo recorde ibérico no circuito de Lausitz, na Alemanha, ao percorrer o equivalente à distância de 2568 kms com um litro de gasolina.

 

O protótipo da Universidade de Coimbra ficou em quarto lugar na classificação geral, à frente das restantes equipas portuguesas e espanholas. Na edição do ano passado o Eco-veículo tinha alcançado a marca de 2204 kms/litro. À frente da equipa portuguesa ficaram apenas duas equipas francesas e uma finlandesa.

 

De igual modo, as equipas da Universidade do Minho e da Escola Secundária Alcaide Faria, de Barcelos, melhoraram as suas marcas do ano passado ao atingirem 1273 kms/litro e 807 kms/litro respectivamente.

Publicado por velocidade às 19:02
30-5-2011

O Circuito Estoril 1, primeira prova do COV Motorsport Vodafone 2011, correu-se no passado fim-de-semana, com tempo instável. A chuva marcou presença na corrida do Campeonato Nacional Promo Júnior, mas a verdade é que as demais provas não tiveram o mesmo azar.

 

No novo Campeonato Nacional Open Superbike, que substitui as antigas StoskSport 1000, a vitória na primeira corrida foi para Luís Carreira (Suzuki GSXR1000). Vindo de terceiro da grelha após ter perdido a "pole" na qualificação, o piloto da Benimoto/Riser/Cetelem já era segundo no final da primeira volta e volvida mais uma passagem pela meta já tinha assumido a liderança para não mais a perder até final e terminar com uma margem de 3,625 segundos sobre Tiago Dias (Suzuki GSXR1000) e Tiago Magalhães (Kawasaki), este a 4,386 segundos da frente.

 

A fechar o programa competitivo, a segunda corrida da Superbikes voltou a ter em Carreira o grande vencedor, mas uma vez mais com Dias em segundo, desta feita a apenas 0,464 segundos de distância, o que deixa antever um campeonato muito disputado. No mais baixo do pódio, e a mais de 20 segundos da frente, ficou Nuno Cachada.

 

No que toca à Promomoto, a vitória foi para Nuno Caetano. O piloto da Suzuki GSXR1000 partiu de segundo da grelha e, ao cabo de quatro voltas, assumiu a liderança da corrida, isto enquanto o homem da pole, Fernando Neto (Suzuki GSXR1000) começava a debater-se com problemas de pneus que o levaram a terminar em 14º. No intermédio do pódio ficou Luís Franco (Yamaha R1), a 11,261s da frente, com a terceira posição a ser reclamada por Filipe Carvalho (Suzuki GSXR1000), a menos de dois centésimos da segunda posição.

 

Enquanto isso, nas SuperStock 600, que juntam as antigas StockSport 600 e Promomoto 600, o triunfo ficou a cargo de Tiago Araújo. O piloto da Triumph Daytona 675 largou de terceiro e só na segunda metade da corrida coneseguiu ascender ao segundo posto, posição em que se manteve até à última volta, altura em que bateu Marcos Barqueiro (Triumph Daytona 675) por 1,277s, líder desde a primeira volta. No mais baixo do pódio ficou Ruben Nogueira (Yamaha R6) que partiu de quarto e fez toda a primeira metade da corrida no intermédio do pódio.

 

Quanto aos mais novos, Ivo Lopes, que também milita na internacional Red Bull Junior Cup do MotoGP, foi o grande vencedor. Lopes partiu de terceiro para escalar duas posições nas duas primeiras voltas e rodar rumo ao triunfo. Contudo, o jovem do Moto Clube de Faro contou com forte oposição de André Pires que, depois de partir da pole, terminou em segundo, a meros 0,734s da frente. No mais baixo do pódio, e a uns bem mais distantes 35 segundos de Pires ficou Luís Martins. A melhor das 85cc foi a David Ferreira, com o quinto posto da geral.

Publicado por velocidade às 18:38

PUB
A TODO O GÁS
ARQUIVO MENSAL
PUB
ARQUIVO DO BLOGUE
TAGS
FALE COM O AUTOR