Agosto 2011 - Posts
O australiano Mark Webber, da Red Bull, obteve hoje (sexta-feira, 26) o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica, em Fórmula 1, a realizar domingo em Spa-Francorchamps.
Numa sessão que esteve interrompida devido à chuva, Webber foi cronometrado com 1.50,321 minutos, menos um décimo de segundo do que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari (1.50,461).
A forte chuva que se abateu no circuito belga de Spa-Francorchamps foi presença indesejada nas duas sessões e levou, por várias vezes, à suspensão das mesmas.
O detentor do título mundial de pilotos e líder do Mundial, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, realizou apenas o 10.º melhor crono da segunda sessão, preferindo não arriscar face às condições da pista.
Por seu lado, o alemão Michael Schumacher (Mercedes), sete vezes campeão do mundo, e que se estreou precisamente em Spa há 20 anos, esteve em evidência na primeira sessão de treinos, ao ser o mais rápido (1.54,355 minutos), mas na segunda não foi além do 11.º (1.51,922).
O GP da Bélgica assinala o regresso ao circo da Fórmula 1 de Bruno Senna, sobrinho do malogrado Ayrton Senna, que voltou às pistas em substituição do alemão Nick Heidfeld, após desempenhar funções de piloto de testes da Renault. O brasileiro, de 27 anos, que se estreou na F1 na última época pela equipa Hispania Racing e presentemente representa as cores da Williams-Renault, foi o 17.º piloto mais rápido.
O circuito de Spa é épico, com a volta mais longa da temporada, grandes desníveis e os motores a passarem muito tempo no máximo. A pista, favorita de quase todos os campeões do mundo, é também conhecida pelas mudanças súbitas de condições atmosféricas e tem pontos decisivos para máquinas e pilotos e que são momentos-chave para os pneus.
Veja quais os principais para a Pirelli:
Eau Rouge
É uma das mais difíceis curvas de todo o campeonato. Os carros chegam a cerca de 290 km/h, com a carga aerodinâmica em 1G de pressão vertical e 5G de aceleração lateral, o que coloca o equivalente a uma tonelada no pneu dianteiro esquerdo e 950 kg no traseiro, que tem de gerar tracção ao longo de toda a curva.
Pouhon
Os carros chegam a esta exigente curva à esquerda em descida com os pneus na temperatura máxima e a uma velocidade de cerca de 290 km/h. A aceleração lateral é de 4G ao longo de toda a curva. A função dos pneus é contrariar essa força e manter o carro na trajectória, mesmo quando se inicia a aceleração.
Terceiro sector
Na terceira parte do traçado o carro está em máxima velocidade durante um período longo. Os pneus têm de suportar uma carga vertical de 1100 kg gerada pela aerodinâmica e, nas curvas rápidas manter a trajectória contra 4G de força lateral e a mais de 300 km/h.
Parte final
Os pilotos travam a fundo para a chicane da "paragem de autocarro", com ângulos apertados à direita antes de acelerarem de novo a fundo para a recta da meta.
A convite da BMW Motorsport, Pedro Lamy regressa este fim-de-semana a Nurburgring Nordschleife, Alemanha, para disputar a sexta ronda do Campeonato de Resistência VLN. O piloto português foi chamado para integrar o Team Schubert, estrutura que conta com apoio da equipa oficial e, disputará esta dura prova de resistência com 6 horas de duração, aos comandos de um BMW Z4 GT3.
Profundo conhecedor do “Inferno Verde” e recordista de vitórias nas 24 Horas de Nurburgring, Pedro Lamy será certamente uma mais-valia para o Team Schubert na tentativa de alcançar uma boa classificação nesta prova de resistência.
“Estou ansioso pelo meu regresso a Nordschleife. A minha última participação foi nas 24 Horas de Nurburgring, onde subimos ao segundo lugar do pódio, aos comandos do BMW M3 GT. Desta feita, convocado pela BMW Motorsport, irei correr com o Team Schubert e o BMW Z4 GT3. Será o meu primeiro contacto com a equipa e com o carro, mas a adaptação será certamente rápida, pelo que estamos optimistas na conquista de um bom resultado”, referiu o piloto oficial da BMW que terá como companheiro de equipa Marko Hartung.
Esta sexta ronda do Campeonato de Resistência VLN contará com mais de 190 equipas inscritas e mais de 500 pilotos presentes. Tanto a qualificação como a corrida serão disputas no sábado, dia 27 de Agosto. A qualificação a ter lugar entre as 7:30 e as 9:00 horas, enquanto a corrida de 6 horas de duração tem o arranque marcado para as 11:00 horas (hora em Portugal).
Com Miguel Ramos em luta pelo título, o International GT Open regressa após umas curtas férias de Verão, com a primeira visita a um circuito Austríaco, mais concretamente ao renovado Red Bull Ring, antigo Osterreichring re-inaugurado há alguns meses.
Após Brands Hatch a luta no topo da classificação ficou ainda mais ao rubro, pois o mau resultado dos pilotos da “Vittoria Competizioni”, Frezza e López, fez com que os perseguidores recuperassem muitos pontos, em especial os pilotos Da Villorba Corse, Andrea Montermini e Emanuele Moncini que conseguiram mesmo alcançar a liderança e os da Edil-Cris, Miguel Ramos e Raffaele Giammaria. Estando as quatro formações de topo separadas por doze pontos, na entrada da segunda metade do campeonato.
O Red Bull Ring, está localizado perto de Graz, em Styria, sendo “o circuito” da Áustria. Ainda que tenha mudado de nome e traçado ao longo do tempo, o que é hoje chamado Red Bull Ring era no passado conhecido como Österreichring, A1 Ring ou Zeltweg, que dá o nome à maior Vila perto do circuito, ainda que este esteja localizado mais precisamente em Spielberg.
O primeiro Grande Prémio da Áustria em 1964, teve lugar numa antiga pista de aviação em Zeltweg, passando depois para o circuito permanente de Österreichring. Uma pista rápida e muito apreciada em todo o Mundo, que recebeu o GP desde 1970 até 1987 e que viu despontar alguns grandes valores Austríacos, tais como Rindt, Marko, Lauda ou Berger.
Mais tarde a pista foi encurtada e essa intervenção fez também com que o nome mudasse para A1-Ring no qual se organizou o GP de F1 de 1997 até 2003. A pista foi então encerrada, demolida e comprada por Dietrich Mateschitz (dono da Red Bull) que a reconstruiu, tornando-a num dos melhores e modernos complexos existentes, reabrindo agora em 2011.
No próximo fim-de-semana disputa-se em Viana do Castelo o ROTAX MICRO/MINI MAX GRAND FESTIVAL uma prova para as categorias Micro e Mini Max corrida um pouco com o conceito das Finais Mundiais Rotax.
No total estarão presentes 42 pilotos. A estes se juntarão ainda os jovens pilotos da Iniciação que irão ter aqui a sua primeira experiência "internacional". Estarão pilotos de 12 diferentes nacionalidades (e até de continentes diferentes) desde África do Sul, Bélgica, Venezuela, Malásia, Eslováquia, Dinamarca, Suécia, Espanha, Rússia, Roménia, etc.. Naturalmente, os portugueses estão em maioria neste evento que pode ser seguido online através do site http://live2011.kart-data.com/RMM/.
As provas começam no sábado (dia 27) mas será na manhã de domingo que se disputarão as pré-finais e as finais e se ficará a saber quais os vencedores do primeiro evento "internacional" Rotax para Micro e Mini Max.
Na sexta-feira (dia 26) haverá treinos livres, mas todos os participantes já serão obrigados a rodar com os motores fornecidos e sorteados pela organização.
A organização é do Motorsport Viana Clube, mas nela estará também envolvido o "staff" que habitualmente dirige as Finais Mundiais Rotax, designadamente o director de prova, comissário técnico e equipa de cronometragem, bem como os responsáveis da BRP Rotax.
INSCRITOS



Quando se trata da arte e da ciência de desenhar um interior de veículo funcional e convidativo, a Ford tem uma arma secreta – um robô com um toque humano. A Unidade Robotizada Sensível ao Tacto da Ford, ou RUTH, é uma máquina desenhada pela Ford, que combina a precisão de um computador, com a percepção humana de qualidade através do tocar e sentir.
Engenheiros do Centro Europeu de Investigação da Ford em Aachen, Alemanha, utilizam RUTH para refinar os interiores do veículo, desde a sensação ao toque e funcionamento dos interruptores, até à textura e consistência dos materiais.
Recentemente RUTH foi utilizado para os ajudar a desenhar o volante ideal, comparando as medições do robô com a detalhada pesquisa de mercado sobre as percepções de qualidade do cliente, tais como a suavidade da pele e as combinações de espuma do enchimento. Têm utilizado igualmente a capacidade de RUTH para medir a temperatura e rugosidade ao pormenor no desenvolvimento dos comandos no volante para o novo Ford Focus, os quais têm a mesma sensação de elevada qualidade do metal como nos modelos de luxo.
Os engenheiros da Ford "ensinaram" RUTH sobre as qualidades que são percepcionadas como óptimas pelas mãos humanas, ligando a percepção humana às que são medidas em detalhe pelo robô. Guiando-se pelos dados a que tem acesso, RUTH pode prever se os novos componentes vão ser apelativos para aos clientes Ford. A abordagem detalhada e consistente de RUTH suporta a análise subjectiva dos humanos da Ford especialistas em qualidade.
"Analisámos os resultados de uma acção com clientes sobre volantes e comparámos com as leituras que o RUTH nos deu", afirma Mark Spingler, técnico especializado Ford em tecnologias de interior dos veículos. "Normalmente diríamos que acima de 80% é uma correlação estatisticamente significativa, mas as leituras de RUTH sobre quais os volantes mais apelativos para os clientes eram 92% exactas, o que é realmente excelente", revela.
A fim de garantir a mais fidedigna recriação da percepção ao toque de uma pessoa, os engenheiros da Ford desenvolveram uns dispositivos especiais para RUTH, semelhantes a dedos robóticos que simulam com precisão como um ser humano sente a aspereza e a temperatura.

Para assinalar os 35 anos do Golf GTI, a Volkswagen lançou uma nova versão deste ícone dos modelos compactos desportivos: o Golf GTI Editon 35. Traduzindo em números o novo Golf GTI Edition 35: 235 cavalos de potência (mais 25 do que o GTI normal), 247 km/h de velocidade máxima e relação peso/potência de 6 kg/cavalo. Lançado ao mesmo tempo em que celebram os 35 anos da lenda GTI, a nova versão será um objecto para coleccionadores e amantes do modelo logo desde o primeiro dia.
O novo Golf Edition 35 comprova todo o potencial do conceito GTI original. Como sempre, dispõe de tracção dianteira e agora, graças ao sistema XDS de bloqueio do diferencial, proporciona continuamente os melhores níveis de motricidade. Assim, o novo GTI consegue converter todos os 300 Nm do binário máximo (entre 2200 e 5500 rpm) em contínua propulsão para a frente e, após somente 6,6 segundos,
alcança a marca dos 100 km/h. Nenhum outro GTI antes foi tão dinâmico. A caixa DSG de 6 velocidades, disponível em opção, permite passagens de caixa em fracções de segundo.
Visualmente, o Golf GTI Edition 35 é facilmente reconhecido pelo novo desenho da dianteira, incluindo o pára-choques dianteiro e equipamento opcional como ópticas bi-xénon, luzes de iluminação em curva e luzes diurnas em LED. A aerodinâmica do GTI foi melhorada com pequenos deflectores colocados nas áreas inferiores externas dianteiras; a secção central do spoiler dianteiro mantém a cor preta.
Lateralmente, destacam-se as caixas dos retrovisores exteriores, em preto brilhante, as extensões das soleiras laterais na cor carroçaria e o logótipo “35” nos guarda-lamas dianteiros, que identificam a versão de aniversário. Todas as unidades Golf GTI Edition 35 apresentam ópticas traseiras fumadas e com LED’s, iluminação LED da placa de matrícula e janelas traseiras escurecidas.
Adicionalmente, a Volkswagen criou novas jantes de liga leve de 18 polegadas “Watkins Glen” (o nome de um autódromo no estado de Nova Iorque, nos EUA), montadas de série no Golf GTI Edition 35. Estas novas jantes, dotadas de pneus 225/40 R18, estão disponíveis em duas tonalidades: Prata “Sterling” (cor clara) e Cinzento “Metallic” (cor escura).
Igualmente novo na lista de opcionais de todos os Golf GTI: jantes de 19 polegadas “Glendale” com pneus 224/35. Nestas novas jantes, os cinco braços são pintados a preto e o aro apresenta-se polido. Com um desenho elegante e desportivo, as novas jantes – assim como as conhecidas jantes GTI “Denver” e “Detroit” – têm todo o potencial para se tornarem clássicas.
Branco, preto, vermelho e prateado, foram as cores clássicas do GTI durante 35 anos. Naturalmente, estas cores (e mais outras cinco) estão também disponíveis para o GTI Edition 35. Especificando melhor, o novo modelo é proposto em três cores monocromáticas (Branco “Candy”, Vermelho “Tornado” e Preto), 4 pinturas metalizadas (Cinzento “Carbon Steel”, Prateado “Reflex”, Azul “Shadow” e Cinzento “United”) e as pinturas com efeito pérola Azul “Graphite” e Preto “”Deep”.
Também o interior foi alvo de personalização com novos “ingredientes” GTI: o tradicional punho de comando da caixa de velocidades com o formato de uma bola de golfe, estreado na primeira geração GTI, novas faixas decorativas na frente do habitáculo, novos revestimentos dos painéis das portas (tipo Preto “Array”), placas especiais nas soleiras das portas com logótipo “35” gravado, cintos de segurança com faixas vermelhas e logótipo “35” integrado nos apoios de cabeça dianteiros (bancos desportivos com padrão “Jacky”).


A Toyota Caetano Portugal lançou uma plataforma de consulta do mercado, apelidada de “A sua opinião conta”, que vai apoiar a estratégia global de marketing e vendas da marca para Portugal.
“A sua opinião conta” constitui um barómetro, desenvolvido pela área de Comunicação e Marketing da Toyota Caetano Portugal, em cooperação com a Rigor – parceiros na área de TI –, e que visa recolher a opinião, via Internet, de diferentes públicos, sobre variados temas relacionados com a Toyota, no sentido de ajustar as suas estratégias comerciais e de marketing às pretensões dos seus destinatários preferenciais.
Através de uma bolsa de contactos de clientes actuais e potenciais, colaboradores, parceiros de negócio, entre outros, a Toyota vai coligir informação quantitativa e qualitativa aquando do desenvolvimento de campanhas de publicidade, promoções de vendas, mas também no âmbito do lançamento de novos modelos, divulgação de
novas tecnologias, metodologias de fidelização de clientes, entre muitas outras temáticas que fazem o dia-a-dia da marca, quer na sua vertente comercial, quer institucional.
Para além da utilização de e-newsletters para recolher a “voz do mercado”, o barómetro pretende estender-se ao site Toyota.pt e aos perfis no Facebook.
O arranque desta plataforma deu-se em Julho, tendo sido focada na próxima campanha promocional da marca. Esta primeira consulta foi direccionada para uma amostra de 2000 pessoas, pré-seleccionadas de acordo com o público-alvo da campanha em análise. Entre outras questões, esta auscultação permitiu testar e compreender qual o spot publicitário televisivo mais apelativo e eficaz junto do público-alvo, entre quatro opções distintas em análise, o qual será agora utilizado na próxima campanha Toyota.
As opiniões e resultados alcançados vão permitir à marca elaborar juntamente com as agências criativas e de meios uma campanha de comunicação, prevista para o final do ano, considerando os gostos e preferências dos portugueses.

Com a imagem dos Açores bem presente neste novo projecto, Bruno Oliveira vai participar no próximo fim-de-semana no Gorm 24H Race a prova de 24 horas que se disputa, pelo terceiro ano consecutivo, na Alemanha. O piloto dos Açores vai voltar a fazer equipa com a alemã Ellen Lhor que em Dezembro do ano passado esteve em Portugal a participar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, aos comandos da Mazda BT 50 do Açores TT Team (foto em cima).
A equipa, que se completa com Chris Vogler e Thomas Wallenwein, vai disputar a prova aos comandos de um Mercedes ML 430.
“Depois da participação da Ellen e do Chris na prova portuguesa ficou no ar a possibilidade de eu me juntar a eles na competição alemã. É uma parceria que está para durar e que vai continuar nas 24 Horas de Portugal em Dezembro. É um projecto que nos ajuda a promover os Açores além fronteiras, com particular destaque para o fortíssimo mercado alemão. Desportivamente creio que, com uma estratégia de muito rigor, poderemos fazer uma corrida muito interessante” salienta Bruno Oliveira.