titimg

Sobre

Velocidade é um blogue de Armando Fonseca Júnior dedicado a automóveis e desportos motorizados.

Março 2012 - Posts
27-3-2012

 

 

A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) vai participar com um i-MiEV Protótipo na próxima edição do mítico “Pikes Peak International Hill Climb”, que decorre em Julho no estado americano do Colorado.

 

O protótipo i-MiEV será conduzido por Hiroshi Masuoka, o piloto veterano da Mitsubishi que ao volante dos Mitsubishi Pajero e Pajero Evolution, já participou por 21 vezes no Rally Dakar, tendo conseguido vitórias em 2002 e 2003.

 

O i-MiEV Protótipo tem por base o veículo eléctrico de série já em comercialização no Japão, Europa e América do Norte, partilhando os mesmos componentes eléctricos. A MMC irá utilizar os dados recolhidos em “Pikes Peak” para testar ao limite, a fiabilidade e a durabilidade da sua tecnologia de veículos eléctricos e plug-in híbridos.

 

A participação do i-MiEV incluirá uma equipa multidisciplinar dos departamentos de R&D da MMC; dos fabricantes das baterias; dos produtores de motores eléctricos e de outros componentes eléctricos, com o objectivo de partilhar tecnologia e know-how, alavancando deste modo as capacidades tecnológicas da equipa.

 

A “The Pikes Peak International Hill Climb” é uma prova anual, aberta a automóveis e motos e consiste num percurso em rampa que leva os concorrentes até aos 4300 metros, ultrapassando uma diferença de altitude de quase 1500 metros. A primeira edição teve lugar em 1916 e é um dos eventos de desporto automóvel mais antigos nos Estados Unidos da América.

 

A pressão atmosférica, temperatura, condições climatéricas e tipo de piso variam significativamente ao longo do percurso, o que obriga a um exigente trabalho de afinação dos veículos para garantir que estes disponibilizam a máxima performance ao longo de toda a prova.

 

A prova, também conhecida por "subida para as núvens", atraiu já algumas marcas, que prepararam carros especificamente para este desafio. Ficou na história do automobilismo o filme da Peugeot "Climb Dance", com Ari Vatanen a pilotar um 405 Turbo 16 (ver em baixo).

 

 

Publicado por velocidade às 19:45
27-3-2012

 

Chama-se Hélio Abreu, é da Lixa, do concelho de Felgueiras e, desde muito novo, sempre teve um sonho. O desporto automóvel. Esse sonho, transformou-se em esperança quando participou no projeto "Bravos em Ação", em Baltar, uma iniciativa da Fastbravo.

 

Da esperança à realidade, foi um salto. Isto porque o jovem Hélio Barbosa venceu, ao ser o bravo com mais ação, no circuito de Baltar. Depois, no dia 17 deste mês de março, a realidade confirmou-se com a participação no Rali Coração de Ouro. Uma prova pontuável para o Troféu Fasbravo, em que Hélder Abreu levou no banco do lado do pequeno Marbella Ricardo Teles, também ele um estreante nestas andanças.

 

Na sua estreia, face a pilotos já muito traquejados, a dupla mostrou todo o seu potencial: terminou o rali na quarta posição, entre os Marbellas. Depois desta experiência, Hélio Silva irá estar presente no Rali Vidreiro, que se disputa na Marinha Grande, no próximo dia 14 de abril.

Publicado por velocidade às 19:15
26-3-2012

 

Está já à venda mais uma edição da revista Auto Vintage, publicsação especializada nos automóveis clássicos, que aborda nas suas mais variadas vertentes. A capa deste número mostra seis automóveis e atrai em vertentes diversas.

 

Por um lado, num trabalho da famosa revista "Octane", em exclusivo para Portugal nas páginas da Auto Vintage, há um quarteto de modelos que este ano completam 50 anos de vida: o AC Cobra, o Ferrari 250 GTO, o Lotus Elan e o MG B. Um artigo a não perder, com depoimentos de várias pessoas envolvidas na criação desses automóveis.

 

Por outro, o arranque da série de artigos "Ao Volante dos Grupo B", com as impressões de condução de Pedro Diogo do Lancia 037 e do Audi Sport Quattro (para começar), trabalho ilustrado com excelentes fotos de Rui Correia.

 

Apresentando ainda a história de um completíssimo restauro de um BMW 503, devidamente documentado fotograficamente, no Desporto o destaque vai para os ralis de Regularidade Bairrada, Targa e Carnaval, assim como para o arranque do Campeonato Nacional de Clássicos - Circuitos, em Braga.

 

Como habitualmente, completam a Auto Vintage rubricas como A Palavra do Especialista (Porsche, Ferrari e MG), a Crónica de Jay Leno, o espaço Meu Clube, onde se destacam o Encontro da Primavera do ACP-Clássicos e o Encontro de Clássicos de Vila do Conde.

Publicado por velocidade às 16:02
20-3-2012

 

 

A Bentley apresentou no Salão de Genebra uma visão do futuro através do EXP 9 F, o seu novo e espetacular protótipo de um SUV. Os designers e engenheiros da marca conseguiram criar um traço de linhas capaz de se integrar o conceito de “Grande Turismo” da Bentley, criando um veículo capaz de um passeio através de dunas ou de circular numa auto-estrada.

 

O EXP 9 F é um veículo inequivocamente Bentley, mas ao mesmo tempo é distinto de qualquer outro modelo fabricado até ao momento atual, podendo integrar uma terceira família na gama de modelos Bentley, juntamente com o Mulsanne e Continental GT, GTC e Flying Spur de elevado rendimento.

 

O EXP 9 F reinterpreta os principais traços de desenho da Bentley e incorpora detalhes inovadores. As fluídas e estilizadas superfícies realçam a sua potência e solidez. Os detalhes inovadores realçam o carácter vigoroso deste SUV de grande luxo. Está equipado com jantes de 23 polegadas cujo desenho complementa a estilizada carroçaria. A forma dos seus numerosos raios inspira-se nas pás de uma turbina, enquanto o cubo da roda possui um visual idêntico aos carros de competição da Bentley dos anos 20 do século passado que correram em Le Mans (Speed 8).

 

O habitáculo de desenho luminoso, espaçoso e contemporâneo está dotado de exclusivos detalhes de luxo artesanal na tradição desportiva britânica. Também as novas tecnologias estão presentes, casos de um ecrã retrátil e interface personalizado. A nova interpretação dos materiais artesanais tradicionais com incorporação de alta duração espelham o luxo interior, como ainda a versátil disposição da parte traseira e do portão traseiro de dois corpos da mesma largura do veículo, exemplos do seu sentido prático.

 

O desenho fluido do tejadilho, que incorpora um painel em vidro panorâmico, inspira-se nos arcos de proteção dos carros de ralis e reflete uma mistura de leveza e robustez. O EXP 9 F possui uma distribuição de lugares 4+1 e um apoio de braços traseiro que ao ser levantado deixa visualizar um compartimento refrigerado para uma garrafa de champanhe e respectivos copos.

 

Apesar do protótipo EXP 9 F estar equipado com o motor W12 de 6 litros e duplo turbo compressor e com transmissão de 8 velocidades da Bentley, tanto o bloco V8 de 4 litros e duplo turbo compressor como um trem de rodagem de tração híbrida poderão satisfazer os requisitos de rendimento do expoente máximo dos SUV de luxo.

 

Publicado por velocidade às 20:17
20-3-2012

 

Durou muito pouco a participação de Ricardo Moura e António Costa (foto em baixo) na etapa inaugural do Rallye das Canárias. O turbo do Mitsubishi Lancer Evo IX não colaborou, acabando por partir durante a segunda prova especial de classificação do dia. Cairam assim por terrra as suas aspirações à vitória na Produção, numa prova que foi palco de um aceso duelo entre os piltos da Skoda. O triunfo acabou por sorrir a Jan Kopecký (foto em cima).

 

Depois do domínio total dos Škoda Fabia Super 2000 nos troços de terra do Rally dos Açores, a supremacia continuou nas estradas asfaltadas do Rali Ilha das Canárias. A segunda jornada da temporada do Intercontinental Rally Challenge (IRC) ofereceu um espectáculo emocionante ao longo de todo o rali, com o vencedor a ser conhecido só na derradeira prova especial de classificação.

 

Um verdadeiro duelo de titãs pela conquista de cada segundo aconteceu entre o vencedor Jan Kopecký, com o Fabia S2000 da Škoda Motorsport, e segundo classificado Andreas Mikkelsen da Škoda Motorsport UK.

 

Andreas Mikkelsen chegou à entrada do derradeiro troço cronometrado com uma vantagem de 3,6 segundos sobre Jan Kopecký, depois de ambos terem anteriormente repartido a liderança da prova. Cumprido este último troço foi Jan Kopecký que comemorou a vitória final, na sequência de ligeiros problemas no Fabia S2000 que afectaram o desempenho de Andreas Mikkelsen. Com este resultado, a Škoda conquistou a segunda dobradinha consecutiva da temporada (depois do Rally dos Açores), reforçando a liderança na classificação de Construtores no IRC, enquanto Mikkelsen conservou o primeiro lugar entre os pilotos.

 

Desde o início desta edição do Rali Ilha das Canárias que ficou claro que a discussão pela vitória final tinha nos dois pilotos oficiais dos Fabia Super 2000 - Andreas Mikkelsen e Jan Kopecký – os principais candidatos face ao ritmo imprimido perante a concorrência.

 

Kopecký ganhou oito troços no total e Mikkelsen foi o mais rápido em sete ocasiões. Kopecký tinha uma vantagem de 1,2 segundos após o primeiro dia, mas Mikkelsen reassumiu a liderança no segundo dia, permanecendo em tal posição até à entrada no derradeiro troço do rali, com uma pequena vantagem sobre Kopecký. No entanto, o azar
bateu à porta de Mikkelsen quando um pequeno problema técnico lhe custou a vitória final. Fazendo a sua estreia em asfalto no Fabia S2000, Sepp Wiegand da Škoda Auto Deutschland repetiu o quarto lugar dos Açores, sendo agora o terceiro classificado do campeonato IRC/Pilotos após os dois primeiros ralis da temporada.

 

Apróxima etapa do campeonato IC está agendada para o Rali da Irlanda, que irá ocorrer nos arredores da cidade de Armagh na primeira semana de Abril. No próximo fim-de-semana, Jan Kopecký participará no Rally Wallachian, segunda prova integrada no calendário do Campeonato Checo de Ralis. Kopecký e Dresler ganharam o rali de abertura deste campeonato no passado mês de janeiro.

 

Classficações:
1.º, Jan Kopecký (Škoda Fabia S2000), 2:21.46 horas;
2.º, Andreas Mikkelsen (Škoda a Fabia S2000), a 28,3 s;
3.º, Luis Monzón (Peugeot 207 S2000), a 3.13,6 minutos;
4.º, Sepp Wiegand (Škoda Fabia S2000), a 4.32,0 minutos;
5.º, Jonathan Pérez (Peugeot 207 S2000), a 7.29,3 minutos.

 

Campeonatos
Pilotos: 1.º Andreas Mikkelsen, 43 pontos; 2.º Jan Kopecký, 25; 3.º Sepp Wiegand, 24; 4.º, Juha Hänninen, 18.
Construtores: 1.º, Škoda 86 pontos; 2.º, Peugeot, 42; 3.º, Honda 18.
Próxima prova: Rali da Irlanda (6 e 7 de Abril).

 

Publicado por velocidade às 17:33
20-3-2012

 

A nova época do automobilismo de velocidade começa no fim-de-semana de 24 e 25 de março no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

 

Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC), Campeonato de Portugal de Clássicos 1300 (CPCC 1300), Campeonato de Portugal de Clássicos (CPCC) e a Taça Nacional de Clássicos (TNCC) são as categorias em disputa nesta jornada que vai mostrar as forças em presença para 2012.

 

Aguardada com expetativa está sempre a principal categoria, ou seja, o CPC, onde se prevê grande luta pela vitória, quer em termos absolutos, quer nas categorias presentes. José Pedro Fontes vai começar a defender o título conquistado em 2011, ele que se inscreveu, para já, sem colega de equipa, não se sabendo se Miguel Barbosa o acompanhará mais uma vez. Depois está a dupla Patrick Cunha e José Carlos Ramos, também com aspirações a lutar pelas vitórias nas corridas e no campeonato. Na mesma posição está César Campaniço que este ano tem consigo Carlos Viegas. Destaque ainda para Francisco Carvalho/Miguel Ferreira, António Nogueira, ou Carlos Alonso/Nuno Batista.

 

Quanto ao CPCC, Luís Barros vai começar a defender o cetro nacional, voltando a ter como adversários principais César Machado, António Nogueira, Rui Costa e Carlos Diniz, pois Joaquim Jorge não está inscrito, para já, no campeonato.

 

Por fim, no CPCC 1300, no topo da lista surge Victor Araújo, que deve reeditar as lutas fortes com Rui Azevedo, os dois protagonistas do ano passado. Miguel Ferreira é outra presença em destaque, tal como Alexandre Beirão.

 

O programa começa sábado com treinos livres e cronometrados das três categorias, e às 16:00 horas o Campeonato de Portugal de Circuitos terá a sua primeira prova do fim-de-semana. No domingo, têm lugar as restantes cinco corridas a partir das 10:00 horas.

Publicado por velocidade às 16:10
20-3-2012

A Volkswagen acaba de lançar no mercado o novo Golf Best Edition com uma relação preço/equipamento imbatível e uma imagem inconfundível. No exterior e no interior, encontramos um ambiente com um design atraente e com diversos pormenores de estilo.

 

Esta série especial apresenta-se extremamente bem equipada, oferecendo de série os seguintes equipamentos:
- Ar condicionado automático Climatronic;
- Jantes em liga leve 16 de polegadas "Pescara";
- Pacote "Lights & Vision" com sensor de chuva, coming home manual e leaving home automatico;
- Cruise Control;
- Bancos Conforto;
- Apoio de braços;
- Faróis de nevoeiro com luz de curva
- Volante multifunções em couro (3 braços);
- Rádio "RCD 310" com CD;
- Computador de bordo "Plus".
As motorizações disponíveis são o bloco a gasolina 1.2 TSI com uma potência de 105 cavalos e o 1.6 TDI de 105 cavalos.

 

Os preços situam-se nos 21.800 euros para a motorização 1.2 TSI 105 cavalos de 3 Portas e 25.500 euros para a motorização 1.6 TDI 105 cavalos de 3 portas.

Publicado por velocidade às 11:33
19-3-2012

 

Luís Mota, em Mitsubishi, venceu o Rali Coração de Ouro, na localidade da Lomba, em Gondomar. António Oliveira, em Peugeot (foto em cima), foi terceiro e o mais rápido entre os carros de duas rodas motrizes.

 

Esta prova marcou a primeira participação desta época para António Oliveira, e decorreu de forma excelente, pois a dupla do Peugeot 205, conseguiu um terceiro lugar à geral, vencendo entre os carros de duas rodas motrizes, pois só foi batido por dois Mitsubishi Lancer, carros de tração integral, o de Luís Mota, que venceu, e o de Manuel Pereira, que foi segundo classificado.

 

“Acho este Rali muito interessante. É fácil de reconhecer, não envolve custos exagerados, pois é disputado somente num dia”, confessou António Oliveira.

 

Nas quatro Provas Especiais que constituíram esta segunda edição do Rali disputado na localidade da Lomba, António Oliveira e Rui Raimundo conquistaram um segundo lugar, um terceiro e dois quartos, o que, terminada a prova, lhes confirmou o referido terceiro posto à geral, e a vitória entre os carros de tração a duas rodas.

 

“A primeira passagem, que foi disputada com o piso molhado, correu bem, pois terminamos no segundo lugar. Vimos que podíamos conseguir uma boa classificação final, pelo que fomos tentando melhorar o andamento, sem arriscar em demasia. Conseguimos o nosso objetivo, que era terminar no pódio e vencer as duas rodas motrizes. Além disso o carro esteve sempre muito bem, sem nos dar problemas”.

 

Uma excelente classificação, da dupla António Oliveira/Rui Raimundo, nesta sua primeira participação na temporada de 2012.

Publicado por velocidade às 20:01

PUB
A TODO O GÁS
ARQUIVO MENSAL
PUB
ARQUIVO DO BLOGUE
TAGS
FALE COM O AUTOR

Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados.