em festa

Homenagear Nossa Senhora do Caminho

Homenagear Nossa Senhora do Caminho

Mogadouro aguarda milhares de fiéis na romaria de forte tradição religiosa, à qual se juntam também alguns rituais mais pagãos.

Durante todo o fim-de-semana, são esperados em Mogadouro vários milhares de fiéis para prestar homenagem à Virgem de Nossa Senhora do Caminho. A romaria de forte tradição religiosa tem o seu ponto alto com tradicionais procissões e outros actos religiosos que decorrem em torno do culto Mariano. Os devotos pagam a suas promessas, e muitos são aqueles que vêem na imagem da Nossa Senhora do Caminho " uma imagem de fé e esperança", já que em momentos menos bons da vida os crentes recorrem com frequência as orações que venerem a Virgem do Caminho.

Segundo alguns investigadores, a romaria de Nossa Senhora do Caminho vem de longa data, estando a capela construída no cruzamento dos caminhos que vão para localidades históricas como Miranda do Douro, Penas Róias, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Nos textos escritos pelo investigador da cultura mogadourense, Casimiro de Morais Machado, pode ler-se que " a ermida de Nossa Senhora do Caminho aparece documentada em planta em 1762 e estava, nessa altura, isolada do aglomerado da vila, permitindo aos romeiros um vasto espaço de arraial e mercado de gado e outros bens".

Nos últimos 50 anos, a festa foi evoluindo tendo passado por Mogadouro os maiores nomes panorama da música nacional, houve tempos em que o teatro marcava as festividades bem como as corridas de toiros, os bailes de gala, passando pelos mais diversos tipos de diversões traziam e trazem à vila trasmontana milhares de pessoas durante a última semana de Agosto.

No entanto, estas festas primam pela sua solenidade religiosa e variedade no campo profano, fruto da grande devoção dos mogadourenses ausentes à Virgem do Caminho, que escolhem esta altura do ano para ponto de encontro e convívio, tradição que vai passando de geração em geração.

Todos os presentes continuam assim a dedicar à Virgem Mãe de Deus e de todo o homem caminhante e peregrinante uma profunda devoção.

Todas festividades em honra de nossa Senhora do Caminho são da responsabilidade de uma Comissão de Festas encabeçada por um casal e respectivos casais de mordomos que têm a seu cargo todas as celebrações.

Conteúdo Patrocinado