Lisboa

Do Youtube para o palco do Coliseu

Do Youtube para o palco do Coliseu

Feromonas e RicFazeres estão habituados a estar em casa, atrás da webcam, a narrar as suas aventuras no mundo dos videojogos para o Youtube. Este domingo, vão trocar o conforto do lar pelo Coliseu de Lisboa, que será palco da primeira edição da YouBattle.

E o que é uma YouBattle? Um espetáculo de combates de videojogos ao vivo, protagonizado pelas estrelas portuguesas do Youtube.

"Percebemos que um evento deste género, ao vivo e a cores, não existe em lado nenhum", explica Pedro Silveira, organizador da Lisboa Games Week, que se apressou a registar a marca "YouBattle". A ideia surgiu na última edição da Lisboa Games Week, entre Pedro Silveira, os youtubers e os fãs. "Eles são as novas estrelas. Marcaram presença a dar autógrafos e tirar selfies e a iniciativa teve uma forte adesão", explica.

Os youtubers confirmam: "Milhares de pessoas, horas em fila, só para nos cumprimentarem", recorda Ricardo Fazeres, de 37 anos, autor do canal RicFazeres. Miguel Campos ou Feromonas, o youtuber português com mais subscritores, não se sente uma vedeta, mas admite a popularidade: "de quase todas as vezes que saio sou abordado". O facto de ter dado a cara a uma campanha publicitária contribuiu.

Este domingo, a partir das 15.30 horas, ambos estarão a liderar as duas equipas que se defrontam na primeira edição da YouBattle. Mas não estarão sozinhos. Os fãs serão convidados a subir ao palco e a ajudá-los a vencer os duelos de cinco populares videojogos: "MineCraft", "Fifa16", Pokken Tournament", "Street Fighter 5" e "NBA 2K16".

Mais do que uma competição de videojogos, o "YouBattle" promete ser um espetáculo onde os protagonistas reproduzirão, ao vivo, as jogadas e comentários bem-humorados que conquistaram a Internet e uma oportunidade para os fãs privarem com eles.

O fator "ao vivo" é uma novidade para todos, mas o entusiasmo supera o receio. "É estranho sairmos do conforto da nossa casa, onde temos oportunidade de editar e cortar quando corre mal, mas estou confiante", admite Feromonas.

A YouBattle parece ter vindo para ficar e a segunda edição deverá realizar-se no final de 2016. O projeto deverá saltar do "offline" para o "online", através de um canal de Youtube.

As equipas

Feromonas

Apesar de ser o youtuber português com mais seguidores - 2,9 milhões -, Feromonas não se considera favorito nesta competição, em que, mais do que ganhar, quer divertir-se e estar com os fãs. Para o acompanhar neste duelo escolheu youtubers amigos, com quem costuma jogar: Mr.Nikki, que tem 579 mil subscritores; Mr. Remedy, seguido por 303 mil pessoas; e Seymour, com 154 mil seguidores.

RicFazeres

Com 290 mil pessoas a subscreverem o seu canal, Ricardo Fazeres - que concilia as oito horas de trabalho diário com mais sete dedicadas ao Youtube - espera, acima de tudo, retribuir aos fãs "a atenção e carinho" que recebe. O grupo escolhido para o acompanhar nesta aventura era "óbvio", composto por amigos e companheiros dos jogos. Aos comandos com ele estarão Daizer, que tem 47 mil subscritores; Seals, com 44 mil; e Street, 94 mil.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado