Cultura

Morreu Vera Varela Cid

A professora de dança Vera Varela Cid, uma das fundadoras da Companhia Nacional de Bailado (CNB), faleceu no domingo, aos 78 anos, na Casa do Alecrim, em São João do Estoril.

A antiga bailarina e diretora artística da CNB faleceu no domingo de manhã vítima da doença de Alzheimer.

O corpo de Vera Varela Cid encontra-se em câmara ardente numa das capelas da Igreja de São de Deus, junto à Praça de Londres, em Lisboa, onde se realizará hoje uma missa, às 14.30 horas, seguindo depois o funeral, reservado à família, para o Cemitério dos Olivais.

Nascida em abril de 1937, em Lisboa, Vera Varela Cid foi estudar ballet com 14 anos para a Royal Academy of Dance, em Londres, apresentando-se nos anos seguintes em espetáculos realizados em Inglaterra e na França.

De regresso a Portugal, passou pelo grupo de bailado Verde Gaio, fundado em 1940 e extinto em 1977, ano em que foi criada oficialmente a CNB, por despacho do então secretário de Estado da Cultura David Mourão Ferreira.

Na CNB, Vera Varela Cid foi um dos seus elementos fundadores, a par de Luna Andermatt, Pedro Risques Pereira e o coreógrafo, cenógrafo e bailarino Armando Jorge, que viria a ser o primeiro diretor.

Além do trabalho na direção artística da CNB, Vera Varela Cid criou para a RTP, com Luna Andermatt, programas quinzenais sobre a história do bailado e os bastidores do espetáculo.

Depois da saída da companhia nacional dedicou-se inteiramente ao ensino da dança.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado