Cultura

Mostra de Casal Aguiar no Museu do Douro

Mostra de Casal Aguiar no Museu do Douro

Uma retrospectiva de pintura, "Vislumbre de verdade", de Manuel Casal Aguiar, decorre até 5 de Abril, no Museu do Douro, na Régua. São 45 obras, criadas entre 1975 e 2008, que se reportam a quatro lugares: Londres, Oceania, Douro e Trás-os Montes.

Através da mostra poderá o observador inteirar-se do percurso artístico mais relevante de Casal Aguiar, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1977 e 2003.

Esta exposição, no recém inaugurado Museu do Douro, coloca em evidência a obra pertencente a quatro fases fundamentais do seu trabalho. Inicia-se em Londres, aquando da frequência da pós-graduação na Saint Martin´s School of Art, atravessando diversos lugares do Douro e de Trás -os-Montes, concluindo com a série "Timor", território onde cumpriu serviço militar e onde se desloca com regularidade.

Da fase de Londres, sublinhe-se a presença de telas como "Adão e Eva", "Auto-retrato" e "Georgia O´Keeffe". De Trás-os Montes, o destaque incide na série "Desenhos rurais" e no óleo sobre tela "A paisagem (representação de quem merece ser representado)".

Paixão por Timor

São surpreendentes, por outro lado, os diversos trabalhos sobre o Douro, tema que, aliás, é comum em Casal Aguiar, que, utilizando o pastel, aborda a região nas suas mais variadas características.

Incluído na série "Oceania", a presente exposição exibe alguns trabalhos sobre Timor, concebidos entre 1995 e 2003. Por exemplo, na tela "Ocenia II", Casal Aguiar explora a beleza do mar, colocando-o a em confronto com a não menos bela terra, relevando sinais da presença dos habitantes daquele território.

Convém referir que Timor tem sido um dos lugares que mais têm inspirado o pintor, onde o carinho e dedicação a este território são narrados esteticamente e de forma vincada em dezenas de obras.

Casal Aguiar tem 68 anos, nasceu em Rio Tinto, vive e trabalha em Penafiel. Realizou várias mostras individuais e está representado em colecções particulares e oficiais. n

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado