Oscars

"O renascido" lidera nomeações para os Oscars

"O renascido" lidera nomeações para os Oscars

O filme "O renascido", do mexicano Alejandro González Iñárritu, lidera, com 12 nomeações, a 88.ª edição dos Oscars, os prémios norte-americanos de cinema.

"O renascido" - que se estreia em Portugal no dia 21 - é um filme de época, passado na América do século XIX, inspirado numa história verídica de uma expedição, envolvendo um comerciante de peles, Hugo Glass, e de um confronto com os Arikara, um dos povos nativos americanos.

A produção está nomeada, por exemplo, para melhor realizador, filme e direção de fotografia, e coloca novamente Leonardo DiCaprio entre os nomeados para melhor ator principal.

Iñárritu volta a estar nomeado depois de ter vencido em 2015 os Oscars de melhor realização e melhor filme com "Birdman".

Com dez nomeações surge "Mad Max: A estrada da Fúria", de George Miller, e com sete "Perdido em Marte", de Ridley Scott.

"A ponte dos espiões", de Steven Spielberg, "Carol", de Todd Hayners, e "O caso Spotlight", de Tom McCarthy, tiveram seis nomeações cada.

Para melhor ator principal, além de DiCaprio (que está nomeado pela sexta vez) foram indicados Bryan Cranston ("Trumbo"), Eddie Redmayne ("A rapariga dinamarquesa"), que venceu um Óscar em 2015 pelo desempenho em "A teoria de tudo", Matt Damon ("Perdido em Marte") e Michael Fassbender ("Steve Jobs").

Para melhor atriz principal surgem as repetentes Cate Blanchett ("Carol"), Jennifer Lawrence ("Joy") e Saoirse Ronan ("Brooklyn"). Nomeadas pela primeira vez, figuram Brie Larson ("Room - O quarto de Jack") e - com uma carreira de mais de 40 anos - Charlotte Rampling ("45 anos").

Destaque ainda para a nomeação de "O menino e o mundo", do realizador brasileiro Alê Abreu, para o Oscar de melhor filme de animação, numa categoria onde estão ainda "Divertida-mente", "Anomalisa", "When Marnie was there" e "Ovelha Choné - O filme".

Para o Oscar de melhor filme estrangeiro (em língua não inglesa) estão nomeados "O abraço da serpente" (Colombia), "The son of Saul" (Hungria), "A war" (Dinamarca), "Theeb" (Jordânia) e "Mustang" (França).

A cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para 28 de fevereiro em Los Angeles, Estados Unidos, com apresentação do ator e humorista Chris Rock.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado