Desporto

Circuito de Trilhos de Valongo 2016 junta quatro provas de corrida na natureza

Circuito de Trilhos de Valongo 2016 junta quatro provas de corrida na natureza

O Circuito dos Trilhos de Valongo vai juntar este ano quatro provas de 'trail running', vertente de corrida na natureza, que no último ano levaram às serras deste concelho cerca de 5.000 participantes, indicaram, esta terça-feira, os responsáveis.

Na prática, trata-se de juntar no mesmo calendário as provas 'Trilhos do Paleozoico', que se realiza a 19 e 20 de março, o 'Trail dos 4 Caminhos', marcado para 05 de junho, o 'Trail de Santa Justa', agendado para 31 de julho, bem como o 'Trail Noturno', organizado a 10 de dezembro.

As quatro provas pontuáveis, cuja mais antiga já se realiza em Valongo, distrito do Porto, há cinco edições, culminarão numa classificação individual e coletiva dos atletas e equipas participantes, independentemente da distância ou da altimetria, desde que as características do percurso contenham na sua maioria trilhos.

O Circuito Trilhos de Valongo 2016 é constituído por provas com distâncias entre os 20 e os 30 quilómetros, dirigido a atletas com idade igual ou superior a 18 anos.

A organização - que junta o Clube BTT Valongo, o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, o Grupo Dramático e Musical de Campo e Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, bem como a câmara de Valongo - destacou hoje na apresentação do projeto que "os rankings terão como objetivo que todos disputem os trofeus finais em pé de igualdade", tendo sido criado um regulamento que contempla vários escalões etários e tem em conta o género.

"Cada prova mantém a sua identidade mas todas pontuam para o ranking. O objetivo é juntar quatro excelentes provas, interligar os eventos e aproveitar a boa experiência e conhecimento das organizações, culminando numa gala. Fala-se muito de trail agora, mas acho que as provas de trail estão na moda há dez anos", referiu Luís Leite, representante das quatro associações organizadoras.

São também objetivos deste projeto, e conforme se lê no protocolo hoje assinado, dar a conhecer Valongo, criar oportunidades de competição saudável, promover a preservação do meio ambiente e a prática de desporto na natureza sem impacto ambiental.

Para o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, "este é o exemplo claro de como recursos naturais se podem transformar um valor".

O autarca recordou que está a ser criado por Valongo, Paredes e Gondomar o Parque das Serras do Porto, um projeto conhecido como "Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto", e revelou que tem dialogado com os restantes concelhos para criar uma prova que una todo o território.

José Manuel Ribeiro também avançou que está a estudar com os vizinhos de Gondomar a possibilidade de criar um centro conjunto de BTT e sobre a forma de "regular" a utilização das serras, defendeu que "não é a colocar placas de proibido que se evitam estragos ambientais, mas sim criando um conflito invisível através de muitas atividades que preencham a natureza"

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado