Tóquio 2020

Há cinco novos desportos Olímpicos

Há cinco novos desportos Olímpicos

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou esta quarta-feira cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, com as entradas de surf, escalada, karaté, skate e basebol/softball.

A decisão foi tomada em reunião da Comissão Executiva do COI, em Lausana, na Suíça.

O alargamento de 28 para 33 do número de modalidades olímpicas já tinha merecido em agosto o voto unânime dos 85 membros do COI, reunidos no Rio de Janeiro.

"É um momento chave na modernização do programa olímpico", felicitou-se então Thomas Bach, presidente do COI.

A lista de novas modalidades (de que chegou a fazer parte o squash, o bowling e o wushu, uma arte marcial chinesa) tinha sido submetida à consideração do COI pelo comité organizador dos Jogos de Tóquio.

As cinco novas modalidades, sublinhou então o COI, representam "uma combinação de desportos bem estabelecidos e emergentes, com uma enorme popularidade no Japão e noutros países" e com "uma forte capacidade de atração entre os jovens".

De acordo com as estimativas da organização dos Jogos Tóquio2020, a inclusão das cinco novas modalidades trará 474 atletas e 18 provas suplementares.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, este ano, foram acrescentadas duas modalidades, o golfe e o râguebi de sete.

O país anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2024, que não está ainda definido, tem a possibilidade de acrescentar outros desportos ao elenco.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado