Desporto

FC Porto ultima negociações com José Peseiro

FC Porto ultima negociações com José Peseiro

José Peseiro deve ser esta terça-feira oficializado como o novo treinador do F. C. Porto para levar a equipa à conquista dos objetivos desportivos ainda em aberto na época em curso.

Está, assim, encontrado o sucessor de Lopetegui, apenas conhecido ao final da noite de ontem quando se soube que o técnico português tinha rescindido com o Al-Ahly, indemnizando o clube egípcio no remanescente do contrato.

O treinador, de 55 anos, tem uma vasta experiência no futebol português e conhecimento profundo do funcionamento de um clube grande. Já treinou o Sporting, ganhou uma Taça da Liga ao serviço do Braga, curiosamente frente aos dragões. Tem ainda outra característica de agrado aos responsáveis portistas: as equipas de José Peseiro praticam um futebol ofensivo e cheio de profundidade, em contraste com a posse de bola sem objetividade que caracterizava Lopetegui. Por outro lado, tem ainda a experiência de ter sido adjunto de Carlos Queiroz no Real Madrid e de ser um nome muito consensual no futebol português. Várias vezes foi apontado como possibilidade para treinar o Benfica, inclusive logo após a saída de Jorge Jesus para o Sporting.

Esta segunda-feira à noite, o técnico ainda estava no Egito e só chegará esta terça-feira a Portugal para formalizar o acordo com o F. C. Porto, estando em cima da mesa a possibilidade de assinar um contrato de curta duração, até ao final da época, com objetivos que, cumpridos, ativarão uma cláusula por mais uma temporada. Se for oficializado esta terça-feira, tudo aponta para que Rui Barros ainda oriente a equipa esta quarta-feira, em Famalicão, para a Taça da Liga. A perspetiva é que realize o primeiro treino na quinta-feira e vá para o banco no fim de semana, na receção ao Marítimo.

Na pista de Marcelo Bielsa

Antes de surgir a pista de José Peseiro, circulou a informação de que Marcelo Bielsa seria hipótese para o F. C. Porto e que o treinador argentino até estaria na cidade a jantar com um responsável da SAD. À medida que o dia foi avançando também começou a cair a hipótese de Sérgio Conceição trocar o Vitória de Guimarães pelo F. C. Porto. Na Grécia, surgia o desmentido de Marco Silva em sair do Olympiacos: "A Imprensa pode dizer o que quiser, mas acabei mais um jogo e amanhã [hoje] começo a preparar outro como treinador do Olympiacos". André Villas--Boas também se afastou dos dragões, apesar de manter o sonho de voltar. "Tenho sempre o sonho de regressar ao F. C. Porto um dia, mas é muito improvável que isso aconteça num futuro próximo".

* com Luís Mota e Nuno A. Amaral

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado