Mundo continua com os olhos postos no Egipto

FATIMA MARIANO
Duas semanas após o início dos protestos populares nas ruas do Cairo, o Mundo continua a acompanhar atentamente a situação política no Egipto e nos países vizinhos. Em causa estão não só questões importantes para o xadrez político mundial, mas também de ordem geoeconómica, cujas consequências poderão ser gravosas para um Mundo há muito mergulhado numa crise económico-financeira e ainda com débeis sinais de recuperação.
 

Novos planetas à vista

 
O telescópio espacial Kepler, concebido para encontrar planetas do mesmo tamanho da Terra, já encontrou sete exoplanetas, entre os mais de 700 candidatos. São "super-Terras", mais similares a Júpiter, e algumas delas podem ser muito semelhantes ao nosso planeta.
 

Reconfigurar ou regionalizar?

FÁTIMA MARIANO
Em 1867, o Código Administrativo da autoria de Mártens Ferrão, na sequência do qual foram extintos 104 concelhos, provocou uma grande onda de contestação. Não só devido à desclassificação dessas divisões administrativas, mas também pelo reforço da centralização da Administração Pública. O descontentamento era de tal ordem que, no dia 1 de Janeiro do ano seguinte, teve início, no Porto, uma revolta popular, commumente conhecida por "Janeirinha", que acabou por se estender a outros locais do país. Resultado: o Governo caíu e a lei não vingou.
 

"Jornalismo é o grande perdedor do ciberespaço"

HELENA TEIXEIRA DA SILVA
O ciberjornalismo era o futuro há 15 anos; continua a sê-lo hoje. Mas ninguém parece saber qual o caminho para o rentabilizar. Em Portugal, as empresas têm apostado tudo no desenho e na velocidade noticiosa, mas subestimado a qualidade dos conteúdos. Poderá estar aí o segredo para solucionar o impasse em que Hélder Bastos, professor da Universidade do Porto, afirma que os cibermedia estão mergulhados?
 
 
 

Virados do Avesso

VER VÍDEO




foto Teixeira Correia/JN

"Call center" da PT fechado após nova intoxicação

 
A Autoridade para as Condições de Trabalho decidiu suspender a atividade nas salas do "call center" da PT em Beja, onde trabalham os 21 funcionários assistidos no hospital da cidade com sintomas de intoxicação.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 27-11-2014

Seis em cada dez consumidores preferem produtos nacionais

Seis em cada dez consumidores preferem comprar produtos portugueses, sendo o azeite e o vinho as categorias mais procuradas, com mais de 93% a escolher a produção nacional, revela um estudo sobre hábitos de compra e portugalidade.

Sampaio diz-se apreensivo com situação do país

O ex-presidente da República Jorge Sampaio escusou-se a comentar a detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, dizendo apenas que está "muito apreensivo" com a situação do país.

Taxa de desemprego sobe para 13,4% em outubro

A taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para outubro foi de 13,4%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que o estimado para setembro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.

Confiança dos consumidores sobe para máximo de 2002

O indicador de confiança dos consumidores portugueses voltou a aumentar em novembro, atingindo o valor mais elevado desde maio de 2002. O clima económico diminuiu ligeiramente, depois de ter estabilizado no valor máximo...

Parlamento Europeu rejeita moção de censura à Comissão Juncker

O Parlamento Europeu rejeitou, por larga maioria, a moção de censura à Comissão Europeia, relacionada com o caso dos acordos fiscais secretos entre o Luxemburgo e multinacionais, quando Jean-Claude Juncker era primeiro-ministro...

Intoxicação com medicamentos mata 21 presos na Venezuela

Pelo menos 21 reclusos, que faziam greve de fome, morreram, esta quarta-feira, por intoxicação com medicamentos numa prisão do sudoeste da Venezuela, informou a polícia e uma organização não-governamental.

Cavaco Silva fala em homenagem a "um canto do povo"

O presidente da República, Cavaco Silva, felicitou os grupos de cante alentejano distinguidos como Património Cultural Imaterial da Humanidade pelo Comité Internacional da UNESCO, salientando tratar-se de uma homenagem...

Passos expressa "sentimento de orgulho" pelo reconhecimento da UNESCO

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho manifestou um "sentimento de orgulho" pelo reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação...

Inquérito

O caso Sócrates demonstrou que a Justiça funciona...

Bem
Mal

Dossiês

A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
O caso BES
O caso BES
Português atual
Português atual

Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 

Futebol

Vídeos da Liga
1ª Liga
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (25)
2 - V. Guimarães (23)
3 - FC Porto (22)
4 - Belenenses (20)
5 - Sp. Braga (18)
6 - P. Ferreira (18)
7 - Rio Ave (17)
8 - Sporting (17)
9 - Moreirense (13)
10 - Marítimo (12)
11 - V. Setúbal (11)
12 - Estoril (10)
13 - Boavista (10)
14 - Académica (8)
15 - Nacional (8)
16 - Arouca (8)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (3)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 16ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 13ºC
  • 8ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled