Mundo continua com os olhos postos no Egipto

FATIMA MARIANO
Duas semanas após o início dos protestos populares nas ruas do Cairo, o Mundo continua a acompanhar atentamente a situação política no Egipto e nos países vizinhos. Em causa estão não só questões importantes para o xadrez político mundial, mas também de ordem geoeconómica, cujas consequências poderão ser gravosas para um Mundo há muito mergulhado numa crise económico-financeira e ainda com débeis sinais de recuperação.
 

Novos planetas à vista

 
O telescópio espacial Kepler, concebido para encontrar planetas do mesmo tamanho da Terra, já encontrou sete exoplanetas, entre os mais de 700 candidatos. São "super-Terras", mais similares a Júpiter, e algumas delas podem ser muito semelhantes ao nosso planeta.
 

Reconfigurar ou regionalizar?

FÁTIMA MARIANO
Em 1867, o Código Administrativo da autoria de Mártens Ferrão, na sequência do qual foram extintos 104 concelhos, provocou uma grande onda de contestação. Não só devido à desclassificação dessas divisões administrativas, mas também pelo reforço da centralização da Administração Pública. O descontentamento era de tal ordem que, no dia 1 de Janeiro do ano seguinte, teve início, no Porto, uma revolta popular, commumente conhecida por "Janeirinha", que acabou por se estender a outros locais do país. Resultado: o Governo caíu e a lei não vingou.
 

"Jornalismo é o grande perdedor do ciberespaço"

HELENA TEIXEIRA DA SILVA
O ciberjornalismo era o futuro há 15 anos; continua a sê-lo hoje. Mas ninguém parece saber qual o caminho para o rentabilizar. Em Portugal, as empresas têm apostado tudo no desenho e na velocidade noticiosa, mas subestimado a qualidade dos conteúdos. Poderá estar aí o segredo para solucionar o impasse em que Hélder Bastos, professor da Universidade do Porto, afirma que os cibermedia estão mergulhados?
 
 
 



A recém-nascida esperou sobre o ventre da mãe, Catarina, a chegada da ambulância
foto DR

Maria nasceu na praia sob uma chuva de palmas

Salomé Filipe
Uma grávida deu à luz na praia da Mata, na Costa da Caparica, no concelho de Almada, no sábado à tarde, com auxílio dos nadadores salvadores e médicos que estavam no areal. Foi "em minutos", garante quem assistiu.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 03-08-2015

Trabalhadores da Soares da Costa reivindicam salários e subsídios em atraso

Dezenas de trabalhadores da construtora Soares da Costa voltaram a concentrar-se à porta do estaleiro da empresa na Rechousa, em Vila Nova de Gaia, esta segunda-feira, para reivindicar salários e subsídio de férias em atraso.

Japão pede explicações aos EUA sobre espionagem denunciada pelo WikiLeaks

Tóquio pediu explicações a Washington sobre a denúncia do portal WikiLeaks, segundo a qual a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos espia há vários anos o Governo, entidades e empresas nipónicas.

Bolsa de Atenas reabre com queda de 22,87%

A bolsa de Atenas reabriu, esta segunda-feira, depois de cinco semanas encerrada, com uma queda de 22,87%, e o índice geral estava em 615,12 pontos após as primeiras negociações.

Inquérito

A devolução da sobretaxa de IRS é uma medida eleitoralista?

Sim
Não

Dossiês

Regata Barcos Rabelo
Regata Barcos Rabelo
A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
Português atual
Português atual

Emirates Microsite 15destinos destaque JN
Praia a Praia TSF - Destaque JN
PEPE Fazemos Bem - JN Destaque300x100 (Bial)
 

Serviços


23º 14º
HOJE, 03 de Agosto

Amanhã22º |13º
Quarta22º |14º
Quinta22º |13º
Sexta22º |13º

 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled