Economia

Administradores de empresas cotadas com salário anual de 237 mil euros

Administradores de empresas cotadas com salário anual de 237 mil euros

Os 422 administradores das 43 empresas cotadas na Bolsa de Lisboa receberam, num ano, um pouco mais de 100 milhões de euros em remunerações, ou seja, cerca de 237 mil euros em média cada um.

Os dados constam do Relatório sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal, que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou na sexta-feira, e dizem respeito a 2014.

Daquele montante, 66 milhões foram atribuídos a administradores executivos e o remanescente atribuído a administradores não-executivos. Nalguns casos, estes montantes incluem os valores entregues para planos de reforma e para fundos de pensões, acrescenta a CMVM.

Acrescente-se que a quase totalidade dos administradores das cotadas na Bolsa de Lisboa acumulava funções nos órgãos de administração em mais de uma sociedade, representando 95% do total. "Apenas 20 dos 422 cargos nos órgãos das cotadas eram ocupados por administradores que não exerciam funções em mais nenhuma sociedade. Em 31 cotadas a totalidade dos membros do órgão de administração acumulava cargos noutras sociedades. Assim, a percentagem de administradores que acumulava funções era de 95% nas 43 sociedades em análise", refere o Relatório da CMVM.

Por outro lado, apenas 40 dos 422 administradores eram mulheres, ou seja, cerca de 9,5% do total. E 19 sociedades contavam apenas com homens nos seus órgãos de administração, cerca de 44,2% do total das empresas cotadas.

O relatório destaca ainda que "as 43 sociedades de direito nacional com ações cotadas na Euronext Lisbon tinham uma capitalização bolsista média de 1154 milhões de euros no final de 2014. A capitalização bolsista média diminuiu nas sociedades que integram o PSI20 (-2,1%) e nas financeiras (-24,9%) face a 2013, mas nas sociedades que não integram o PSI20 e nas não financeiras aumentou 17,2% e 27,8%, respetivamente".

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado