Economia

BE reitera que é um erro vender Novo Banco a privados

BE reitera que é um erro vender Novo Banco a privados

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), reiterou esta segunda-feira, em Matosinhos, que "é um erro vender o Novo Banco a privados". Também disse que "o voto do BE não servirá para esse erro" e que o "Governo sabe disso desde o primeiro momento".

A Comissão Europeia quer um Novo Banco mais pequeno, com menos balcões e menos trabalhadores. Bruxelas admite que o Estado fique com 25% do capital no processo de venda, mas não quer que tenha qualquer influência no banco.

Para Catarina Martins, "o que diz a Comissão Europeia é o pior dos dois mundos". A coordenadora do BE diz que a solução "não faz absolutamente nenhum sentido" e fundamenta esta posição ao referir-se às imparidades.

"Se os contribuintes pagam os bancos, têm que mandar nos bancos", reforçou. "A posição de princípio do BE é que o Novo Banco deve permanecer público, porque já tem muito dinheiro público e temos visto que é um desastre limpar com dinheiro público um banco privado e voltar a ser entregue a privados", insistiu.

Quanto ao facto de esta posição não ser coincidente com a do Governo, Catarina Martins foi taxativa. "Já quando o Governo decidiu entregar o Banif ao Santander não contou com o BE. Não há portanto nenhuma novidade na nossa posição. O BE fará tudo o que estiver ao seu alcance para defender a melhor solução para o interesse público. Faremos os debates que devem ser feitos com o Governo e no Parlamento", prometeu.

Catarina Martins esteve esta segunda-feira, em Matosinhos, na APDL, onde reuniu com os estivadores e o respetivo sindicato. A visita à APDL começou com uma reunião com a administração do Porto de Leixões. "Acompanhamos com expectativa os projetos para o Porto de Leixões, achamos que são muito importantes, mas é preciso acrescentar à componente das infraestruturas a componente de respeitar quem trabalha no porto e combater a precariedade", explicou.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM