Economia

Empresária portuguesa junta-se a bilionários para construir rede de padarias no Brasil

Empresária portuguesa junta-se a bilionários para construir rede de padarias no Brasil

O Brasil vai ter uma rede de padarias de tradição portuguesa, um projeto da empresária Rita Sousa Coutinho em parceria com dois bilionários brasileiros.

"Estamos propondo um novo formato de padaria de bairro unindo proximidade, qualidade e conveniência. Vamos rejuvenescer a marca sem perder um dos seus principais ativos que é a tradição e a fabricação artesanal de produtos", disse a empresária portuguesa, que iniciou o projeto com a compra de dez lojas da padaria Benjamin Abrahão, em São Paulo.

O projeto conta com o apoio de fundos de investimentos geridos pelos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, da Ambev, e Abílio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar.

A padaria, rebatizada apenas como Benjamin, deverá agora alargar a rede, baseando-se em ações de 'franchising'.

Para Antero José Pereira, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindpan), o surgimento de uma grande rede constitui uma novidade, até pela tradição no Brasil.

"Normalmente, as padarias são empresas familiares unitárias. Existem alguns proprietários que têm duas ou três padarias, mas redes de padarias propriamente ditas ainda não existem no Brasil", disse, salientando a importância da comunidade portuguesa no setor, principalmente no estado de São Paulo.

"Fizemos uma pesquisa recentemente e averiguamos que 35% dos proprietários deste tipo de estabelecimento são portugueses. Outros 30% são lusodescendentes", pelo que "65% das padarias de São Paulo ainda são administradas pela comunidade", explicou.

O presidente do Sindpan terminou sua análise destacando que a crise económica do país afetou as padarias e o setor, que não cresceu em 2015.

Os últimos dados nacionais da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) indicaram que as empresas de panificação e confeitaria movimentaram 82,5 mil milhões de reais (19 mil milhões de euros) no Brasil em 2014, com uma subida da faturação na ordem dos 8,02% superior ao ano anterior.

Cerca de 63,2 mil empresas atuam neste mercado no Brasil.

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