Economia

Portimão recebe fábrica da Porsche

Portimão recebe fábrica da Porsche

Portimão ganhou a corrida para a instalação de uma fábrica da Porsche. O concelho foi o escolhido contra Espanha e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. O investimento ronda os 3 milhões de euros e prevê a criação de 25 postos de trabalho directos.

A empresa N.Technology vai ser instalada no Autódromo Internacional do Algarve, na freguesia da Mexilhoeira Grande, e foi contratada pela Porsche para transformar o modelo "Panamera S" em carro de competição. O acordo vai ser assinado hoje e o arranque da construção está previsto para Maio.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, a N.Technology "está disposta a investir imediatamente entre três e quatro milhões de euros na instalação da fábrica". O período de laboração está estimado entre 2011 e 2026. Além dos 25 postos de trabalho directos, poderão vir a ser criados cerca de meia centena a curto prazo. Situação que depende do desenvolvimento do projecto.

A fábrica estará equipada com túnel de vento, linhas de assemblagem e de fabrico de peças e ainda de chassis. No lote com 3700 metros quadrados vai ser também instalada a sede da equipa de competição, o departamento comercial e uma escola de pilotagem. O terreno e a construção daquilo a que o autarca chama de "edifício inteligente" serão da responsabilidade da Parkalgar - Parques Tecnológicos e Desportivos. Posteriormente, será a autarquia - através da empresa municipal Portimão Urbis - a adquirir o imóvel e a arrendá-lo à empresa. "Seremos uma espécie de barriga de aluguer. É uma forma de facilitarmos a vida à empresa", explicou Manuel da Luz.

A participação da N.Technology no desenvolvimento da versão de competição do "Panamera S" é uma estreia para o construtor alemão que, pela primeira vez, delega na engenharia de terceiros a transformação de um modelo da casa Porsche em carro de competição. A N.Technology já desenvolveu modelos de competição de turismo, rali e GT, tais como o Alfa Romeo 156 Super 2000, o Fiat Grande Punto Rally Abarth Super 2000 e o Ferrari 575 GTC, todos líderes nas competições em que participaram.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM