O Jogo ao Vivo

Economia

Saiba se está na lista para receber caução da EDP

Saiba se está na lista para receber caução da EDP

Há 70 mil pedidos pendentes para analisar, mas nem todos têm direito a receber. Saiba o que fazer para saber se tem ou não de ser ressarcido.

As cauções dos contadores de luz, gás e água que foram pagas indevidamente pelos consumidores vão ser devolvidas até ao final de março do próximo ano, disse ao Dinheiro Vivo a diretora-geral da Direção Geral do Consumidor (DGC), Teresa Moreira.

Veja se seu nome consta da listas da EDP, EDP (Continente), da GALP Gás (Lisboa Gás, Lusitânia Gás, Berira Gás e Duriense Gás), da Eletricidade da Madeira, eletricidade dos Açores. Pode ver se está na lista dos clientes da EDP Gás GPL. Pode verificar ainda a lista dos clientes da EDP Gás GPL.

Sobre os contadores da água, o melhor é informar-se junto do seu prestador de serviço, dado que são diferentes consoante o concelho de residência.

O prazo para a reclamação termina a 16 de julho e pode consultar mais informações no portal do Consumidor.

Para ter direito à caução,o consumidor tem de ver as listas das empresas nos respetivos sites ou locais de pagamento para verificar se tem ou não direito a receber. Se não está na lista, não vale a pena ir à Direção Geral do Consumidor (DGC) ou entrar em contacto com ela.

Se está, tem de pedir aos operadores - seja de água, luz ou gás - um comprovativo que diga que têm de lhe devolver o dinheiro e quanto é que tem de receber.

Este documento tem depois de ser juntar aos restantes a enviar por carta ou por mail à DGC, neste caso o NIB, para a transferência do dinheiro, e também a cópia do BI ou cartão do cidadão. Também pode ir pessoalmente à DGC entregar os documentos todos.

Conteúdo Patrocinado