Tecnologia

Avião privado vai voar de Londres a Nova Iorque em 11 minutos

Avião privado vai voar de Londres a Nova Iorque em 11 minutos

"Antipode" é o nome do jato privado de luxo que está a ser projetado para atingir 24 vezes a velocidade do som. Veja as imagens.

Um voo transatlântico entre Londres (em Inglaterra) e Nova Iorque (nos Estados Unidos) em 11 minutos (atualmente são cerca de oito horas) ou de Nova Iorque a Sydney (na Austrália) em 30 minutos (em vez de quase 20 horas num voo normal). Este é o objetivo de um jato privado de luxo que está a ser projetado para voar 24 vezes mais rápido que a velocidade do som, ou seja, a 12427 milhas por hora (perto de 20 mil km/h), segundo o britânico "The Telegraph".

Vai chamar-se "Antipode", terá dez lugares e será 12 vezes mais rápido do que o Concorde, que deixou de voar em 2003. O inventor é o canadiano Charles Bombardier, que no ano passado divulgou um outro projeto: o "Skreemr", com 75 lugares e capacidade para viajar a 7673 milhas por hora (12348 km/h).

Charles Bombardier não esconde a sua preocupação em relação aos materiais, capazes de resistir ao "calor, pressão e stresse estrutural". Também o ruído, ao ultrapassar a barreira do som, é um problema. Mas, diz o "The Telegraph", o engenheiro aeroespacial Joseph Hazeltine apresentou uma solução - uma espécie de "bocal" no nariz do "Antipode" que sugasse o ar, criando um contra-fluxo de ar na superfície do aparelho que o iria arrefecer e abafar o ruído.

O "Antipode" ainda é apenas um projeto, que Charles Bombardier estima que poderá custar 150 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros). "Pode ser usado para voos de negócios ou voos militares, para transportar oficiais de topo pelo globo e menos de uma hora", salientou o inventor.

Conteúdo Patrocinado