Internet

Criador do formato GIF diz que se pronuncia "JIF"

Criador do formato GIF diz que se pronuncia "JIF"

Steve Wilhite, "pai" do ficheiro "Graphics Interchange Format" (GIF), esclareceu que o nome deste formato de imagem se pronuncia "JIF, não GUIF". Veja o vídeo.

Afinal, andamos há 26 anos a pronunciar de forma errada o nome do formato que permite criar animações através de imagens fixas. Steve Wilhite criou o GIF em junho de 1987, enquanto trabalhava para a Compuserve, mas só agora decidiu corrigir a humanidade.

Na mesma noite em que foi homenageado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante a cerimónia dos Webby Awards, Wilhite subiu ao palco para receber um prémio e apresentar o vídeo que esclarece as dúvidas sobre a forma como se pronuncia o nome do formato.

Os dicionários aceitam ambas as versões, mas o criador esclareceu que "guif" não é a maneira correta de dizer a palavra. "O Dicionário de Inglês Oxford aceita ambas as pronúncias. Está errado. É um "G" suave, pronunciado "JIF". Fim da história", afirmou Wilhite, segundo o "The New York Times".

Quando foi criado, o formato GIF representou um grande avanço na história da Internet. Em 2012, o GIF celebrou o 25º aniversário.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM