Internet

Dez regras para ganhar uma discussão na internet

Dez regras para ganhar uma discussão na internet

As redes sociais são locais comuns de debates acesos sobre temas polémicos, daí que uma universidade norte-americana resolveu encontrar a fórmula para ganhar qualquer discussão na internet.

Se já teve um debate virtual, sabe como é complicado que a outra pessoa perceba o seu ponto de vista, quanto mais que concorde com os seus argumentos. Mas a Universidade de Cornell, EUA, encontrou alguns pontos que podem realmente tornar a discussão mais fácil.

Os investigadores analisaram 18 mil tópicos de discussão numa página do fórum "Reddit" para perceber se os utilizadores mudavam de opinião ao longo de uma discussão. A quem mudava de opinião, era atribuído um "delta", o símbolo matemático da mudança. Passados dois anos e meio, foi possível traçar algumas conclusões.

Eis as dez regras a ter em conta quando se envolve num debate virtual:

1. Responda de forma rápida.

2. Trabalhe em grupo. Quantas mais pessoas apoiarem a sua opinião, mais persuasivo se torna o seu argumento.

3. Escreva uma resposta longa. Uma frase curta, por muito direta que seja, tem poucas hipóteses de ser bem-sucedida.

4. Baseie o argumento em pontos que o seu oponente não se foca. Os estudos provam que argumentos que contenham diferentes pontos em relação ao que já foi dito são mais eficientes.

5. Troque alguns comentários mais diretos com o outro utilizador, mas não mais que três ou quatro. A partir desse número, as hipóteses de persuasão diminuem drasticamente.

6. Coloque hiperligações que validem o ponto de vista defendido.

7. Mantenha-se calmo. Atitudes muito intensas assustam os utilizadores.

8. Use vários estilos - itálico, negrito - e formatos (por exemplo, listas) de texto. Estes tornam o argumento mais eficiente.

9. Exemplos reais ganham terreno em relação a ideias filosóficas.

10. Pessoas que usam pronomes pessoais como "eu" ou "mim" são mais suscetíveis a serem influenciadas pelas opiniões dos outros.

Apesar destas conclusões, alguns utilizadores mantiveram a sua opinião inalterável, algo que foi ligado a características linguísticas específicas.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado