Tecnologia

iPhone 5C a 75 euros e 5S com nova tecnologia

iPhone 5C a 75 euros e 5S com nova tecnologia

A Apple apresentou, esta terça-feira, dois novos iPhones. O iPhone 5S, uma atualização do smartphone lançado no ano passado, chega ao lado do iPhone 5C, uma edição mais económica do telemóvel, que vai custar 99 dólares (cerca de 75 euros), na versão 16 GB.

A espera pelos dois novos iPhones terminou esta terça-feira, assim como os rumores que têm surgido na Net desde que a Apple marcou a apresentação para 10 de setembro. Tim Cook, o presidente executivo da Apple, apresentou pela primeira vez dois iPhones na mesma conferência de imprensa.

Uma das novidades esperadas era o iPhone 5C que se apresenta com um novo estilo, abandonando o tradicional alumínio usado pelos iPhones que é agora substituído por plástico.

Este novo modelo do telemóvel visa os mercados emergentes e pretende competir com smartphones mais económicos, como os Android. O iPhone 5C com 16 gigabytes chega ao mercado a 99 dólares (aproximadamente 75 euros) e com 32 gigabytes a 199 dólares (aproximadamente 150 euros). Os preços estão dependentes de um contrato de 2 anos com uma operadora e referem-se, para já, para o mercado norte-americano.

O iPhone 5C vai estar disponível em vermelho, amarelo, verde, azul e branco.

Sem contrato com operadoras de telecomunicação, ou seja, livre, o iPhone 5C de 16 gigabytes terá um custo de 549 dólares (aproximadamente 415 euros) e o de 32 gigabytes um preço na ordem dos 649 dólares (aproximadamente 490 euros).

"Feito com toda a incrível tecnologia que os clientes adoraram no iPhone 5, mais colorido do que qualquer iPhone que tenhamos feito até agora", afirmou Phil Schiller, chefe do departamento de marketing da Apple.

O iPhone 5C tem um ecrã de retina de 4 polegadas, sistema touch, um processador A6 e uma bateria mais resistente do que a do iPhone5.

Já o iPhone 5S, uma atualização do iPhone 5 que saiu há um anos atrás, chega como o "telemóvel mais futurista" alguma vez criado, de acordo com as palavras de Phil Schiller. Com um processador A7, que funciona a 64 bits, terá gráficos 56 vezes melhores do que os do primeiro iPhone.

Pela primeira vez desde o lançamento do iPhone 3G, em 2008, o iPhone 5S vai estar disponível em três cores: dourado, prateado e cinzento.

A câmara do 5S vai ter um sensor 15% maior, terá a capacidade para capturar 10 frames num segundo e a opção para gravar vídeo em HD a 720. Como os rumores previam, o iPhone 5S chega com um flash duplo, capaz de disparar em duas cores e de garantir que a imagem tenha uma coloração mais precisa.

A nível de bateria, o 5S será capaz de aguentar 10 horas de conversa, 40 horas a servir como leitor de música e 10 horas de vídeo. Caso esteja em standby, a bateria tem uma resistência de 250 horas.

O novo iPhone 5S chega com uma grande novidade, também alvo de debate nas últimas semanas: um leitor biométrico, instalado no botão "Home", o único na parte da frente do dispositivo móvel. O leitor, a que a Apple chama "Touch ID", oferece ao utilizador um novo nível de segurança, uma vez que o seu telemóvel poderá ser desbloqueado apenas a partir do reconhecimento da sua impressão digital.

O iPhone 5S vai estar disponível a três preços, que variam conforme a capacidade da memória e que incluem um contrato de 2 anos com as operadoras.

A preços para os EUA, o telemóvel com 16 gigabytes terá um custo de 199 dólares (aproximadamente 150 euros), 299 dólares (aproximadamente 225 euros) na versão 32 gigabytes e 399 dólares (aproximadamente 300 euros) caso a memória tenha uma capacidade de 64 gigabytes.

Sem contrato, livre para qualquer operadora, custará entre 649 dólares (aproximadamente 490 euros) para o 16 GB, 749 dólares (cerca de 565 euros) na versão 32 Gb e 849 dólares (aproximadamente 640 euros) para a 64 GB.

Chega ao mercado, nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália no dia 20 de setembro. O iPhone 5S e o iPhone 5C já estão disponíveis para "pré-venda" na loja virtual da Apple.

Na conferência, Craig Federighi, chefe do departamento de Software da Apple, apresentou também o novo sistema operativo, o iOS 7.

O sistema inclui novos toques de alerta e novas funcionalidades para aplicações de fotografia, música, vídeo, armazenamento de conteúdos e ainda na aplicação Siri, a assistente virtual disponível no iPhone.

Poderá ser executado nos smartphones da Apple, a partir do iPhone4, assim como no iPad2, no iPad mini e a partir da quinta geração do iPoud Touch.

Conteúdo Patrocinado