White Pearl

Maior iate do mundo tem oito andares e três piscinas

Maior iate do mundo tem oito andares e três piscinas

Um multimilionário russo tem agora o maior iate do mundo. O design do barco foi pensado para o luxo e lazer: tem três piscinas, discoteca e uma sala de observação subaquática.

Chama-se Sailing Yacht A (até recentemente era conhecido como projeto White Pearl) e tem dimensões maiores que os iates comuns: tem 172 metros de comprimento, 24 de largura e oito andares. A embarcação está avaliada em 360 milhões de euros.

O interior é luxuoso, quase não tem corredores, mas sim "lofts". O iate tem um heliporto, três piscinas - uma delas com fundo de vidro -, seis suites, uma discoteca e ainda uma sala de observação subaquática.

A embarcação tem o casco de aço e três mastros, cada com 91 metros. Dois dos motores são a diesel e outros dois são elétricos. O iate pode atingir uma velocidade máxima de 24 milhas (cerca de 45 km) por hora. Tem capacidade para acolher até 20 passageiros e 54 membros da tripulação.

O "Sailing Yacht A" foi projetado por Philippe Starck, um designer industrial francês, e construido no estaleiro naval de Nobiskrug, na Alemanha.

A embarcação pertence ao multimilionário russo Andréy Melnichenko, de 43 anos. Segundo o "Daily Mail", Melnichenko espera recuperar algum do dinheiro dos custos ao vender os direitos da tecnologia desenvolvida para a embarcação, para fins comerciais.

O empresário teve, em 2012, um iate avaliado em 263 milhões de euros, e tem um Boeing 737, cujo custo pode rondar os 85 milhões de euros, consoante o modelo. Melnichenko co-fundou, em 1993, uma das maiores instituições privadas do país: o banco MDM, de Moscovo.

A revista "Forbes" estimou a sua fortuna em 9 mil milhões de euros. Melnichenko é a 137º pessoa mais rica do mundo.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM