Inovação

PlayStation e XBox discutem lugar principal no sapatinho de Natal

PlayStation e XBox discutem lugar principal no sapatinho de Natal

Com a chegada do Natal, as listas de prendas começam a ser feitas e há uma questão que deixa muitos pais em alvoroço. Qual a melhor consola de videojogos no mercado? Numa altura em que as principais marcas estão a meio de ciclo, a PlayStation e a Xbox continuam a ser as principais apostas das lojas de tecnologia.

"O mercado das consolas está ao rubro e todos os fabricantes entram na corrida este Natal. Em termos gerais, as consolas mais procuradas serão como habitualmente a PlayStation 4 e a Xbox One, com a aposta da Sony a liderar as vendas", disse Bruno Fonseca, analista de tecnologia para a Leak.

A PlayStation lançou muito recentemente a PS4 Pro. Mais do que substituir a última versão desta mesma consola, o objetivo passa por complementar, procurando convencer aqueles que estão em dúvidas em comprar uma nova plataforma para videojogos. Entre as principais melhorias, destaca-se a memória do disco rígido, que chega agora ao 1 TB, e a evolução em termos gráficos, que permite alcançar melhores resoluções. A versão PRO conta ainda com uma renovada placa de Blu-ray 4 k.

Por outro lado, a aposta da Microsft faz-se com a XBox One S que, tal como a sua concorrente, apresenta-se mais compacta do que o modelo anterior. Com 2 TB de memória, definição Ultra HD 4K e novos jogos, como o Fifa 16 ou o Battlefield 4, por menos de 300, euros será uma presença comum junto ao sapatinho. Além disso, a mais recente parceria entre a Microsoft e a Oculis Rift vai permitir, já a partir do próximo dia 12 de dezembro, o streaming de jogos da Xbox para o headset de realidade virtual.

Também não se pode deixar de lado o fenómeno crescente do mobile gaming. A chegada do Super Mário aos IOS é um dos principais elementos a ter em conta, a par do recente lançamento do iPhone 7 e até do novo Smartphone da Google, o Pixel.

O retro como aposta para os jogadores mais velhos

Neste Natal, as consolas retro prometem intrometer-se nesta luta, pelo menos no que se refere aos públicos mais velhos. A Nintendo, com a Classic Mini, que custa menos de 60 euros e vem com 30 jogos clássicos, aposta no segmento retro. Nesta linha, também se deve levar em conta computadores como o ZX Spectrum e o Commodore Amiga, que chegam agora ao público de forma mais evoluída.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado