Leiria

Prisão preventiva para oito detidos na operação "Bottle"

Prisão preventiva para oito detidos na operação "Bottle"

O Tribunal Judicial de Leiria decretou este sábado a prisão preventiva de oito dos 16 detidos na operação '"Bottle".

A operação realizada pelo Comando da PSP de Leiria decorreu entre quarta e quinta-feira.

Foram detidas 16 pessoas, sendo que três delas foram libertadas e notificadas para se apresentarem no tribunal. Os restantes 13 suspeitos foram presentes a um juiz de instrução criminal na sexta-feira. Tendo em conta o número de pessoas, o interrogatório prosseguiu durante a manhã deste sábado.

De acordo com fonte policial, oito pessoas vão aguardar julgamento em prisão preventiva e as restantes ficaram com a medida de coação de apresentação semanal ao órgão policial da sua residência.

Segundo a PSP de Leiria, a apreensão de cerca de 40 quilos de estupefacientes e de mais de 60 mil euros no âmbito da operação "Bottle" é uma "das maiores operações" realizadas por este comando distrital.

O comissário Bruno Soares adiantou, na quinta-feira, que a operação resultou de uma investigação de cerca de um ano, no âmbito do "combate ao tráfico de estupefacientes" na zona de Leiria.

"No âmbito de uma investigação da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Leiria, realizou-se uma ação policial de combate ao tráfico de estupefacientes em localidades do distrito de Leiria, sobretudo na área urbana de Leiria, e no distrito de Santarém, que contemplou a execução de 21 buscas domiciliárias", dando cumprimento a "seis mandados de detenção fora de flagrante delito, dez em flagrante delito por tráfico de estupefacientes e posse de armas ilegais e 14 buscas em veículos", referiu Bruno Soares aos jornalistas.

As diligências decorreram entre as 21.30 horas de quarta-feira e as 11 horas de quinta-feira, tendo sido detidas 16 pessoas: 13 homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos. "As detenções ocorreram maioritariamente na zona de Leiria", acrescentou.

"Com esta operação, consideramos que conseguimos combater fortemente o tráfico de droga na zona de Leiria, bem como outros crimes que estão associados ao tráfico de estupefacientes, como por exemplo, furtos, roubos ou crime de recetação", acrescentou Bruno Soares.

Na operação estiveram envolvidos cerca de 80 elementos policiais, a "maior parte da estrutura de investigação e da esquadra da PSP de Leiria", apoiada "por outras subunidades deste comando".

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM