Conferências de Gaia

Governo vai avaliar plano de expansão do metro este ano

Governo vai avaliar plano de expansão do metro este ano

O Governo vai analisar o plano de expansão do metro do Porto ao longo deste ano. Volvidos cinco anos desde o adiamento do concurso público para a segunda fase de desenvolvimento da rede, os projetos serão retirados da gaveta.

O Ministério do Ambiente compromete-se a avaliar, em paralelo, as intenções de expansão da Empresa do Metro no Grande Porto e do Metropolitano de Lisboa na capital.

Ao JN, fonte do Ministério esclarece que esse trabalho será conduzido em 2016 e em articulação com os autarcas. Hoje, as linhas projetadas para a Área Metropolitana do Porto estão afastadas do financiamento comunitário e a Metro do Porto não tem instruções para retirar o processo da gaveta. A decisão de adiar a construção das linhas da segunda fase foi tomada ainda pelo Governo liderado pelo socialista José Sócrates. Seguiu-se o Executivo do PSD/PP, de Passos Coelho, que não só manteve os projetos na gaveta, como nem sequer contemplou a expansão do metro no Porto no Plano Estratégico de Transportes, embora tenha reservado 15 milhões de euros para a extensão da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa até à Reboleira.

Leia mais na versão e-paper ou na edição impressa

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado