Lourinhã

O Concelho

A Lourinhã é bastante conhecida pelas descobertas de marcas que confirmam a presença de dinossáurios nesta região. É no Museu do Jurássico que consegue saber tudo sobre a investigação e divulgação deste património paleontológico.

Existem diversos percursos que dão a conhecer a região, como a Rota dos Dinossauros, o Planalto das Cezaredas, os Caminhos da Batalha do Vimeiro, a Lourinhã Interior e Lourinhã Litoral e a Vila da Lourinhã a pé.

Atente especialmente na gótica Igreja de Santa Maria do Castelo e nas pinturas da Igreja da Misericórdia. O património concelhio salienta-se ainda no Convento e Igreja de Santo António, no Forte de Paimogo e, no Museu da Lourinhã é possível ficar a conhecer melhor a história local. Dados históricos também ficaram descritos no Padrão Comemorativo da Batalha do Vimeiro, que assinala a vitória do exército anglo-luso sobre as tropas napoleónicas, comandadas pelo general Junot, em 21 de Agosto de 1808, durante a primeira Invasão Francesa.

São muitos os moinhos de ventos que povoam os montes do concelho da Lourinhã. Um conjunto de cinco moinhos, em perfeito estado de conservação, está situado na elevação da freguesia da Moita dos Ferreiros. Os amendoados, as areias brancas, as delícias do Convento, o paimogo e o pão-de-ló de Miragaia são algumas das delícias gastronómicas do concelho.

A não perder

Antiga Igreja Matriz da Lourinhã
Capela
de Nossa Senhora da Misericórdia
Forte
de Paimogo
Igreja
do Castelo
Igreja
e Convento de Santo António
Igreja
Matriz da Lourinhã
Igreja
de Nossa Senhora da Conceição
Monumento
Comemorativo da Batalha do Vimeiro
Museu
da Lourinhã Geal
Museu
Rural do Reguengo Grande
Praia
de Valmitão
Santa
Casa da Misericórdia da Lourinhã

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado