Santa Maria da Feira

Morreu em prova de BTT com a mulher e filha à espera para fotografá-lo

Morreu em prova de BTT com a mulher e filha à espera para fotografá-lo

Levava já duas horas e meia numa prova de resistência de BTT, quando caiu inanimado da bicicleta e já não o conseguiram reanimar. Eram cerca das 11.30 da manhã de ontem, quando Ricardo Rodrigues morreu num caminho de terra, na Gândara, em Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira). A mulher e uma filha esperavam por Ricardo noutro ponto do percurso para o fotografar.

Com 35 anos, Ricardo era casado e deixa duas filhas pequenas: uma com quatro anos e outra com dois meses. Era serralheiro e trabalhava com o pai. Era um ciclista amador, mas participava frequentemente em passeios e provas de BTT.

Faltava apenas meia hora para terminar a prova quando o pior aconteceu. Ricardo Rodrigues seguia sozinho à frente, quando, de repente, "caiu para o lado muito devagar" e "sem se amparar", de acordo com relatos no local de outros atletas na prova.

À chegada dos Bombeiros de Arrifana, o homem já estava em paragem cardiorrespiratória. "Fizeram-se as manobras de reanimação, mas já não se conseguiu reverter o estado", explica o comandante da corporação, Joaquim Teixeira. A equipa do INEM já só pôde confirmar o óbito da vítima.

A 1ª Prova de Resistência de BTT de Pigeiros, organizada pelo clube de BTT "Os Zandingas" realizava-se entre esta localidade e a vizinha de Milheirós de Poiares, num circuito de 6,5 km com um grau de dificuldade baixo.

Prova foi suspensa

O ciclista com a dorsal 31 teria já cumprido quatro voltas, quando faleceu em zona plana de piso enlameado, mas sem demais obstáculos. Morreu à entrada do mato perto de casa. O corpo seguiu para autópsia, para avaliação das causas concretas da morte.

Perante o sucedido, a prova desportiva todo terreno, com mais de 120 participantes inscritos, acabaria por ser suspensa pela organização sem a atribuição de classificações. Os fundos do evento revertiam a favor da Associação Padre Osório de Pigeiros.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM