Braga

Braga vai ser a capital dos drones

Braga vai ser a capital dos drones

O iDroneExperience, em Braga de 22 a 24 de abril, vai incluir competições do campeonato mundial de drones, veículos aéreos não tripulados, reunir empresas, escolas e startups naquele que será o "mais completo evento" do género no país.

Apresentado esta quinta-feira, o iDroneExperience, organizado pela Associação Industrial do Minho, a InvestBraga, a câmara de Braga e pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave, espera atrair ao Parque de Exposições 10 mil visitantes.

Além das competições do campeonato mundial da modalidade e de etapas para a final do campeonato europeu, o Aerial World Cup Europe, o evento terá performances ao vivo, um festival de fotografia, um simulador de realidade virtual e uma "componente pedagógica" através de competições de robótica.

"Trata-se de um evento inovador e diferenciador, mais uma oportunidade para Braga se tornar um palco privilegiado de um evento de dimensão internacional numa área em claro crescimento e que vem para Braga com a ambição clara de ser o maior do género do país", considerou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Segundo a organização, que garante o "o mais completo evento dedicado a drones e às novas tecnologias"", o PEB irá ser dividido em várias zonas: "Uma zona para as provas académicas, outra para os expositores, uma zona para as provas em First-Person-View (Vista em Primeira Pessoa) e outra zona para as bancadas".

A iDroneCup é outra das atividades desenvolvidas, uma "liga universitária" com provas destinadas ao Ensino Superior e uma "liga júni0r" para e escolas secundárias e profissionais, competições cujas inscrições para as equipas interessas (quatro elementos e um mentor) já estão abertas.

Para o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, o iDroneExperience é uma " oportunidade de negócio para as áreas tecnológicas e para dinamizar a criação de novas empresas e postos de trabalho".

A entrada no iDroneExperience tem um preço de 3 euros (bilhete de três dias) e 1,5 euros o bilhete diário sendo que até aos 12 anos a entrada é gratuita.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado