Guimarães

Empresa constrói a maior estátua de D. Afonso Henriques

Empresa constrói a maior estátua de D. Afonso Henriques

Guimarães ganhou mais uma estátua de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, a terceira a figurar naquele concelho e a maior do país em altura. A obra é privada, da autoria da empresa Universal Rocks que se dedica à construção e criação de parques temáticos de toda a Europa.

Por estar situada em Ronfe, Guimarães, a empresa decidiu brindar todos os que a visitam com uma imponente estátua do primeiro Rei. É a homenagem que os responsáveis pela Universal Rocks decidiram fazer à cidade que os acolhe, e tocaram no "ponto sensível" das gentes da Cidade-Berço, orgulhosas com o maior símbolo da sua história.

A inspiração para a imagem advém da estátua "original", da autoria de Soares dos Reis, situada em frente ao Paço dos Duques de Bragança, também em Guimarães. Para a imitar foram precisos dois meses. A nova peça foi construída à base de cimento especial de decoração e esculpida meticulosamente à mão pela equipa de escultores da empresa.

Hélder Lopes, administrador da Universal Rocks, afirma que este "era um sonho antigo" de reproduzir esta "figura emblemática da cidade e do país". E fê-lo em grande, literalmente, pois a nova estátua de Guimarães é a maior do país em altura, com mais de cinco metros. A única que se aproxima é a de Viseu, com cinco metros exatos.

Para já, a nova estátua pode ser vista nas instalações da empresa, na Rua da Cerquinha, em Ronfe. Contudo, a Universal Rocks pretende que a escultura seja instalada no espaço público, assim o queira também a Câmara de Guimarães.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado