Bragança

Antigo cinema Torralta ardeu esta madrugada

Antigo cinema Torralta ardeu esta madrugada

Um incêndio destruiu por completo a sala de cinema do antigo hotel Torralta em Bragança, durante a madrugada, mas a área do hotel não chegou a ser afetada.

O edifício está devoluto há cerca de cinco anos, depois de as obras de remodelação em curso terem parado. Entretanto, já tinha dado entrada nos serviços camarários um projeto arquitetónico com vista à sua recuperação do imóvel por parte de uma grupo ligado à hotelaria.

Os bombeiros receberam o alerta para o fogo cerca das 0.35 horas, mas quando chegaram ao local já pouco havia a fazer pela mítica e grande sala de cinema, a mais antiga da cidade, ainda com plateia e balcão.

"O antigo cinema, localizado no rés-do-chão, estava tomado pelas chamas e foi necessário fazer combate direto para extinguir o fogo, confinando-o a esse espaço evitando que se propagasse ao resto do edifício de três pisos e à torre", explicou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins.

As acessibilidades ao antigo hotel, localizado junto à Praça Cavaleiros Ferreira, no centro de Bragança, são boas, pelo que a maior dificuldade no combate às chamas foi o material inflamável e a grande quantidade de madeira que existia na sala, cujo tecto abateu. A estrutura do balcão manteve-se mas estes ficou completamente carbonizado, bem como as cadeiras, as telas e as cortinas.

O fogo foi combatido por 36 bombeiros das corporações de Bragança, Izeda e Vinhais que em "50 minutos dominaram o incêndio", referiu Carlos Martins, que cerca das 2h00 entrou em fase de rescaldo.

Há alguns meses que cidadãos vinham dando conta às autoridades de que no edifício do antigo hotel permaneciam com frequência grupos de jovens e toxicodependentes. O presidente da câmara, Hernâni Dias, adiantou que a câmara havia sido informada da entrada de intrusos no edifício e de atos de vandalismo no local pelo que se tratou de notificar o proprietário.
As origens do incêndio ainda estão a ser investigadas.

Conteúdo Patrocinado