idosos

Novo conceito de serviços a idosos

Novo conceito de serviços a idosos

Uma empresa recém-criada em Coimbra aposta num novo conceito de prestação de cuidados de saúde e apoio a idosos ao domicílio, tendo ao seu dispor profissionais de diversas áreas numa base de dados.

A empresa Sólidos Afectos "tem a finalidade de prestar cuidados de saúde e acompanhamento a idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida", disse hoje, quarta-feira, o mentor do projecto, Luís Morgado.

"As pessoas precisam de cuidados de proximidade", declarou Luís Morgado, que trabalhou 30 anos no sector da indústria farmacêutica, sublinhando que "o grande objectivo é estar junto das pessoas indo mais longe no lado humano".

A Sólidos Afectos tem como gerente a sua mulher, Magda Madeira, que exerce a profissão de enfermeira nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

"A maioria dos doentes e idosos atendidos em empresas de serviço ao domicílio prefere este tipo de atendimento", mas também "a sua recuperação junto à família é mais eficaz", refere a empresa, baseando-se nas conclusões de alguns estudos.

Na sua óptica, "inúmeras razões" comprovam esta ideia: "diminuição de custos", "menor utilização dos hospitais", "apoio da família no processo de reabilitação" e "promoção do bem-estar do idoso".

A empresa "pretende ser um aglutinador de vontades" e dispõe de uma base de dados com uma equipa multidisciplinar, constituída por profissionais de diferentes áreas da saúde, psicólogos, técnicos de serviço social.

A lista de colaboradores integra ainda estudantes universitários "capazes de fazer o acompanhamento" de idosos na ausência temporária dos familiares.

"É fundamental que haja um tratamento personalizado dos idosos no domicílio, meio familiar ou social", defendeu o mentor do projecto.

Além de diversos cuidados de saúde, a empresa pode contratualizar o acompanhamento e apoio às refeições, o acompanhamento em deslocações ao exterior, actividades de entretenimento, realização de compras, estimulação da mobilidade e autonomia física, entre outros serviços.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado