País

Neve na Madeira retém 10 carros num túnel

Neve na Madeira retém 10 carros num túnel

A neve que caiu de madrugada na Madeira e o gelo que se formou está a reter 10 viaturas no túnel de acesso à freguesia do Curral das Freiras.

"Continua a cair muita neve e há gelo na estrada que está reter alguns veículos, quer no túnel, quer na saída do mesmo. Estamos a tentar retirá-los. Por isso, e por razões de segurança, a estrada de acesso ao Curral das Freiras será mesmo encerrada", afirmou Fernando Gomes, comandante dos bombeiros de Câmara de Lobos. revelando que a decisão é tomada juntamente com a PSP e a Direção Regional de Estradas.

Também o diretor da escola básica de Câmara de Lobos relatou que o mau tempo condicionou o acesso de alguns professores que não conseguiram chegar à escola. "O problema maior estava à saída do túnel que liga o Funchal ao Curral das Freiras devido ao declive muito inclinado e havia muita neve na estrada, o que me deixou muitos professores e funcionários dentro do túnel", explicou.

A direção executiva da escola informou, entretanto, que as deslocações para a escola devem ser evitadas.

Também em Gaula, freguesia de Santa Cruz, o vento fez cair uma árvore em cima de uma casa que tinha sido reconstruída há pouco tempo. O presidente da Junta de Freguesia local, Élvio Sousa, explicou que "uma árvore de grande porte que estava nas imediações, caiu, e danificou grande parte da estrutura", tendo a sua habitante sido retirada do local, sem danos pessoais.

De acordo com informação da Direção Regional de Estradas, há condicionamentos em seis estradas devido às condições climatéricas: na Estrada Regional número 103, entre a Ribeira das Cales e o Ribeiro Frio; na 202, entre o Santo da Serra e o Pico do Areeiro; na 203, entre o Pico do Silva e o Poiso; na 215 em toda a sua extensão; na 107, no Curral das Freiras e na 218, na subida para a Achada do Teixeira.

A Madeira está sob aviso amarelo - que será agravado para laranja entre as 00.00 horas e as 21.00 horas de sexta-feira -, estando previsto vento forte a muito forte, predominantemente de norte, com rajadas até aos 120 quilómetros/hora.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, foi ainda emitido um aviso amarelo devido a previsões de descida de temperatura.

A mesma situação aplica-se à situação de agitação marítima forte, com uma "altura significativa das ondas", que pode ultrapassar os 5,5 metros.

Por esta razão, a capitania do Porto do Funchal renovou a recomendação aos proprietários ou armadores das embarcações, no sentido de estas permanecerem nos portos de abrigo.

Devido também ao mau tempo nos mares da Madeira, a Porto Santo Line, a empresa proprietária da embarcação Lobo Marinho, que assegura as ligações marítimas entre a Madeira e Porto Santo, informou que foram canceladas as duas viagens programadas para esta quinta-feira, já que as más condições meteorológicas "põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros".

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado