Tap

Vigo acusa Moreira de "insulto claríssimo e intolerável"

Vigo acusa Moreira de "insulto claríssimo e intolerável"

O presidente da Câmara de Vigo cortou relações com o autarca do Porto. As palavras de Rui Moreira são "impróprias e indignas", um "insulto claríssimo e intolerável" à cidade galega, disse Abel Caballero, que exigiu ao autarca portuense que "retifique as declarações e peça perdão a esta cidade".

O presidente da Câmara do Porto falou sobre a intenção da TAP de criar uma ligação entre Vigo e Lisboa, em entrevista à revista "Visão", publicada esta quinta-feira. Respondendo a uma pergunta sobre o facto de o Porto ter conseguido dividir as cidades galegas e os seus três aeroportos em benefício do Sá Carneiro, Moreira respondeu que "Vigo sente-se como a salsicha fresca dentro de uma francesinha", com um "aeroporto miserável" e que "percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados".

Mais, disse Rui Moreira, os cidadãos de Vigo serão levados pela TAP para Lisboa "acompanhados ou não, durante uma noite". Foi uma referência ao facto de o diretor-geral da TAP em Espanha ter dito a um jornal galego que será criado um pacote promocional que incluirá uma noite num hotel lisboeta, com pequeno-almoço e transporte. "Só pergunto se a TAP também oferece companhia em Lisboa...", ironizou o autarca, à "Visão".

Esta manhã, o presidente da Câmara de Vigo, o socialista Abel Caballero, reagiu à entrevista e cortou relações com Moreira. Caballero disse estar "indignado" com as palavras de Rui Moreira, "impróprias e indignas de um alcalde de uma cidade amiga como o Porto" e um "insulto claríssimo e intolerável". Mais, disse Caballero: "Exijo ao alcalde [presidente de câmara] que retifique as declarações e peça perdão a esta cidade, lhe peça perdão por um insulto gravíssimo como nunca ouvi de nenhum responsável político em toda a minha vida política", de acordo com um registo áudio cedido pela "La Voz de Galicia".

Enquanto isso não acontecer, recusará participar em qualquer organismo que inclua Rui Moreira. "Vigo não se voltará a sentar no Eixo Atlântico até que o alcalde do Porto peça perdão a esta cidade. Não vamos partilhar qualquer fórum com um alcaide que insulta gravemente a cidade de Vigo", afirmou.

O presidente da câmara galega denunciou ainda que o "aeroporto do Porto funciona com ajudas, muitas ajudas". Caballero pediu "igualdade de condições para todos" os aeroportos. Quando houver igualdade de condições vão ver como dispara o aeroporto de Vigo", afirmou.

O JN tentou ao longo da tarde de hoje obter uma reação de Rui Moreira, mas fonte oficial da Câmara do Porto disse que não seriam prestadas declarações.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado