Vila Nova de Gaia

Gaia estende oferta de livros ao 3º ciclo

Gaia estende oferta de livros ao 3º ciclo

Os alunos que frequentam o 3.º Ciclo do Ensino Básico nas escolas de Gaia passarão a receber dois manuais escolares gratuitos no próximo ano letivo. A Câmara de Gaia, que já atribui livros escolares aos estudantes das primárias e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, vai estender a oferta a quem estuda no 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.

A novidade chega em setembro e abarca 8787 alunos que frequentam esses três anos nas escolas públicas do concelho. Tal como sucede no 5.º e no 6.º anos em que o Município garante a oferta dos livros das disciplinas de Português e de Geografia e História, serão atribuídos dois manuais. Falta definir quais serão as cadeiras escolhidas. A Autarquia garante, no entanto, que serão disciplinas nucleares no currículo dos estudantes.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, sublinha que este reforço visa "cumprir uma missão social do Município e apoiar uma das áreas mais importantes, que é a Educação", destacando a "aposta" municipal na ajuda às famílias. Todos os alunos têm direito, apesar dos seus rendimentos. No passado, o autarca socialista sublinhou essa opção por considerar que a classe média tem perdido rendimento, sobretudo nos últimos anos com a sobretaxa e o aumento de impostos

Mais 1,49 milhões de euros

Assim, a Câmara tenta aliviar o orçamento das famílias. O alargamento representa uma despesa superior a 1,49 milhões de euros.

A par da oferta de todos os manuais escolares no 1.º Ciclo e de dois manuais no 2.º Ciclo e no 3.º Ciclo, a Autarquia disponibiliza a totalidade das licenças da escola virtual aos alunos das primárias e as licenças para cinco disciplinas aos estudantes do 5.º e do 6.º anos. Esta medida permitirá alcançar, no início do próximo ano letivo, mais de 24 mil estudantes desde a primária até ao 9.º ano de escolaridade. O Município desenvolverá, ainda, o projeto do banco de livros escolares, sob a gestão dos agrupamentos escolares e articulado pelas divisões municipais de Educação e de Ação Social.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado