País

Câmara proíbe touradas no município

Câmara proíbe touradas no município

A Câmara de Viana do Castelo decidiu proibir a realização de touradas em todo o concelho. Defensor Moura considera a proposta pioneira em Portugal. Vereadores do PSD votam contra e aludem a conflito de direitos.

A Câmara de Viana do Castelo tomou, ontem, uma decisão que, segundo o seu proponente, o líder do Executivo, Defensor Moura, é pioneira no país: proibir a realização de touradas em todo o concelho, sempre que para tal seja necessário uma autorização a conceder pela Autarquia.

Proposta pela maioria socialista, a medida viria a contar com os votos contrários dos eleitos pelo PSD, para quem "não deveria competir à Câmara uma tomada de decisão nesse sentido". Aprovada por maioria, a declaração de Viana do Castelo como "Cidade antitouradas" prende-se, segundo Defensor Moura, "com o perfil de cidade saudável que Viana do Castelo vem desenvolvendo há mais de uma década, imagem que se deve, também, traduzir no respeito pelos direitos dos animais".

Aludindo a espectáculos "de tortura de animais", onde lhes é infligido "um sofrimento injustificado", o autarca assinalou que, a partir de agora, a Câmara "não vai autorizar a realização de nenhum espectáculo tauromáquico em espaços públicos ou privados do concelho", sempre que o mesmo dependa de autorização da Edilidade. Segundo disse, o Município segue, assim, o exemplo de 52 cidades e vilas do país vizinho e de outras três localidades francesas "que proibiram, também, a realização de touradas".

De acordo com Defensor Moura, Viana do Castelo "há muito" que vem perdendo a tradição das touradas - iniciadas na cidade há cerca de um século -, pelo que, ultimamente, acolhia apenas a corrida das Festas da Agonia.

Considerando tratar-se de decisão que "não parece correcta", Carvalho Martins (PSD) esclareceu que a proposta "colide com os direitos das pessoas que apreciam este tipo de espectáculos". A propósito, vincou: "Não é o meu caso. Mas é o caso de muitos vianenses que apreciam as touradas".

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado