Mundo

Acidente com autocarro de estudantes faz 13 mortos em Espanha

Acidente com autocarro de estudantes faz 13 mortos em Espanha

Um total de 13 estudantes de Erasmus de várias nacionalidades morreram, este domingo de manhã, quando o autocarro em que seguiam chocou com um veículo na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona, Espanha.

O conselheiro de Interior do governo regional da Catalunha, Jordi Jané, afirmou que são 13 vítimas mortais e não 14 como a Generalitat tinha anunciado inicialmente.

O carro acidentado em Freginals, pertencente a uma empresa de Mollet del Vallès (Barcelona), transportava 56 estudantes de Erasmus de diversas nacionalidades que regressavam, num grupo de cinco autocarros, de umas festas em Valência.

Os estudantes, entre os 22 e 29 anos, são do Peru, Bulgária, Polónia, Irlanda, Palestina, Japão, Ucrânia, República Checa, Nova Zelândia, Reino Unido, Itália, Hungria, Alemanha, Suécia, Noruega e Suíça. Não há portugueses entre os passageiros, confirmaram as autoridades catalãs.

VER MAIS FOTOS AQUI

O acidente aconteceu às 6:00 horas locais, quando o autocarro, que circulava em sentido a Barcelona, perdeu o controlo, atravessou o separador e ficou voltado no sentido sul, colidindo com outro veículo.

Além das 13 vítimas mortais, nove pessoas ficaram feridas com gravidade e outras 35 tiveram ferimentos mais leves. Os feridos graves foram transportados para o Hospital Verge de la Cinta de Tortosa (Tarragona).

O motorista do autocarro é um dos sobreviventes. Os testes a que foi submetido deram resultados negativos para álcool e droga.

De acordo com o conselheiro de Interior (Administração Interna) do Governo regional da Catalunha, Jordi Jané, "tudo indica que o acidente se deveu a fatores humanos", mas ressalvou que ainda decorrem as investigações quanto à causa do embate.

"Estamos chocados. Sabemos que as vítimas são muito jovens e hoje é um dia muito triste", disse Josep Roncero, autarca de Freginals (Tarragona), uma povoação de escassos 400 habitantes, uma das primeiras pessoas a chegar ao local.

Esta colisão é um dos acidentes de trânsito mais graves que ocorreram em Espanha desde 2000, com envolvimento de um autocarro de passageiros.

O acidente com o maior número de mortes em Espanha foi a 6 de julho de 2000, quando um autocarro em que viajavam alunos catalães colidiu com um camião de transporte de gado na cidade de Soria Golmayo, provocando vinte mortos e treze feridos graves.

O Governo regional da Catalunha declarou dois dias de luto oficial, segunda e terça-feira.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado