Mundo

Ajuda humanitária da ONU chega à Síria por avião

Ajuda humanitária da ONU chega à Síria por avião

As Nações Unidas anunciaram, na tarde desta quarta-feira, ter lançado 21 toneladas de produtos alimentares sobre a cidade síria de Deir al-Zour, onde há pelo menos 200 mil civis cercados pelo autodenominado Estado Islâmico.

Citado pela BBC, Stephen O'Brien, responsável por esta ação de ajuda humanitária, referiu que os produtos, os primeiros a ser lançados de avião, chegaram com sucesso ao local previsto.

Num relatório recente, a ONU alertou para o facto de os civis que estão em zonas cercadas viverem em condições muito degradantes, com "casos graves de subnutrição e mortes por causa da fome".

Na semana passada, mais de cem camiões carregados de comida e outros produtos básicos chegaram até cerca de 80 mil pessoas em cinco áreas da Síria sob domínio do "Estado Islâmico".

Os comboios de camiões são considerados o meio mais eficaz para fazer chegar os alimentos às zonas sitiadas, desde logo porque é muito complicado, até para as instituições que prestam ajuda humanitária, obter autorização para utilizar o espaço aéreo sírio.

Conteúdo Patrocinado