Mundo

Bebé e duas crianças entre mortos do sismo em Taiwan

Bebé e duas crianças entre mortos do sismo em Taiwan

O número de mortos resultantes do sismo que atingiu a cidade de Tainan, a sul de Taiwan, subiu para 23 e há cerca de 500 feridos, revelaram as autoridades locais, que tentam resgatar 120 pessoas presas em escombros.

Cerca de 800 militares foram mobilizados para ajudar nos esforços para encontrar e resgatar sobreviventes ao sismo de 6,4 graus na escala de Richter registado na sexta-feira à noite em Lisboa (madrugada de hoje em Taiwan), acreditando-se que há cerca de 20 pessoas que ainda estão presas num dos edifícios que ruiu em Tainan.

"É uma corrida contra o tempo", comentou à agência de notícias francesa (AFP) o chefe do departamento de bombeiros de Tainan, Liang Chuan-shun, explicando que ainda não há certezas sobre o número exato de pessoas que ficaram presas nos escombros dos edifícios que colapsaram no complexo residencial de Wei Kunan.

A maioria das vítimas mortais e dos sobreviventes que ficaram presos nos escombros estavam no edifício de 17 andares Wei Kunan, o mais atingido entre os 14 que desmoronaram ou que ficaram seriamente danificados devido ao sismo.

Uma das vítimas mortais é uma bebé de apenas dez dias e há, pelo menos, mais duas crianças que faleceram.

Cerca de 250.000 pessoas continuam sem água e mais de 2 mil habitações continuam privadas de energia.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, revelou que estão a ser preparadas 1.200 camas em escolas e outros locais para acolher temporariamente os afetados.

Entretanto, os sismólogos de Taiwan advertiram que ainda se esperam mais sismos de mais de seis graus na escala de Richter na ilha este ano, sem afastar a hipótese de que estes ocorram nas próximas semanas.

O epicentro do sismo, de 6,4 graus na escala de Richter, foi localizado na aldeia de Meinung, a sul de Taiwan, a uma profundidade de 16,7 quilómetros, às 03:57 de sábado (cerca das 20:00 de sexta-feira em Lisboa), a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha, que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades reviram depois para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónicas e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado