Mundo

Cameron espera "acordo melhor" com UE para evitar "Brexit"

Cameron espera "acordo melhor" com UE para evitar "Brexit"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse em Bruxelas que espera do Conselho Europeu um "acordo melhor", que permita evitar a saída do Reino Unido do bloco europeu, o chamado "Brexit".

"Com boa vontade e trabalho duro, conseguiremos um acordo melhor para o Reino Unido", disse Cameron, em declarações à entrada do Conselho.

"Temos muito a fazer ainda hoje e amanhã [sexta-feira], e vai ser duro", salientou ainda o primeiro-minsitro britânico, acrescentando que aceita "um bom acordo" e afastando a hipótese de dar o seu aval a uma proposta "que não vá ao encontro" do que o Reino Unido precisa. "É muito mais importante fazermos isto bem do que sermos apressados", acrescentou.

Também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse, à entrada para a cimeira, que as negociações para evitar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) são "muito difíceis e sensíveis". "Uma coisa é clara para mim: nesta cimeira, ou vai ou racha", sublinhou.

Um referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE poderá ter lugar este verão, se houver acordo na sexta-feira, o segundo e último dia da cimeira.

Cameron quer, nomeadamente, limitar a livre circulação de trabalhadores e reduzir as regalias sociais de estrangeiros no Reino Unido.

Conteúdo Patrocinado