Catalunha

Cordão humano pela independência uniu 86 municípios na Catalunha

Cordão humano pela independência uniu 86 municípios na Catalunha

Os sinos da La Seu Vella, em Lérida, marcaram exatamente às 17.14 horas locais o momento em que centenas de milhares de pessoas uniram as mãos, ao longo de 86 municípios, para reivindicar a independência da Catalunha.

Do norte a sul de todo o território e ao longo de 400 quilómetros, os participantes no protesto, que coincide com a Diada, o dia regional, uniram-se entre Le Perthus (sul de França) e Alcanar (Tarragona).

O momento das 17.14 horas (16.14 horas em Portugal continental) foi escolhido para recordar o dia 11 de setembro de 1714, altura em que Barcelona caiu sob o domínio das tropas de Felipe V de Espanha, evento recordado esta quarta-feira na Diada.

Precisamente nesse momento mais de 800 fotógrafos voluntários e os seus assistentes garantiram que todos os participantes no cordão humano ficam numa "gigafoto", como foi apelidada, tirada, em troços, ao longo de todo o percurso e que será agora unida digitalmente.

Muitos dos participantes estavam vestidos com camisolas amarelas, vendidas pelos organizadores do protesto sem precedentes, a Assembleia Nacional Catalã (ANC), e eram visíveis em vários dos 778 troços da "Via Catalana", milhares de bandeiras independentistas.

Sob o slogan "Via Catalã para a Independência" o protesto reivindica a realização de uma consulta sobre a independência em 2014 e pode ser ainda de maior dimensão do que o protesto realizado em Barcelona, exatamente há um ano, onde segundo a polícia participaram 1,5 milhões de pessoas.

Na praça Sant Jaume, em Barcelona, onde estão as sedes do Governo regional e da autarquia da capital catalã, estavam vários dos membros do Governo regional - o presidente Artur Mas não participa mas recebeu os organizadores.

No mesmo local, onde são visíveis muitos símbolos independentistas, estavam também a mulher e filhos de Artur Mas e vários responsáveis de partidos políticos catalães.

Outro dos pontos de maior atenção é a Praça da Catalunha onde cerca das 18 horas locais começará o ato político que marca a manifestação.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado