Mundo

Coreia do Norte pode estar a preparar lançamento espacial

Coreia do Norte pode estar a preparar lançamento espacial

Um responsável norte-americano da Defesa indicou, esta quinta-feira, que a Coreia do Norte parece estar a preparar um lançamento espacial, mas nada indica que seja um teste de míssil balístico, como sugeriram diversos media japoneses.

"Trata-se talvez de um satélite ou engenho espacial (...). Não há nada que indique uma relação com um míssil balístico", indicou este responsável sob anonimato e citado pela agência noticiosa AFP.

"Há muitas suposições. Os norte-coreanos fazem isso regularmente, instalar e desmontar equipamentos", acrescentou.

Três semanas após o anúncio de um quarto ensaio nuclear norte-coreano, os media japoneses referiam que a Coreia do Norte poderia estar a preparar um disparo de míssil balístico de longo alcance.

As imagens por satélite dos últimos dias podem sugerir um lançamento a partir das instalações de Dongchang-ri, oeste do país, no espaço de uma semana, referiu a agência noticiosa Kyodo, ao citar uma fonte governamental japonesa.

Movimentos e pessoas e veículos são visíveis em redor do local, aparentemente coberto, acrescentou a televisão pública NHK.

Os Estados Unidos, aliados do Japão, vigiam regularmente a Coreia do Norte a partir do espaço e o Japão iniciou em 2003 uma observação deste país por satélite.

A Coreia do Norte procedeu no passado a disparos de mísseis de longo alcance. Em dezembro de 2012 efetuou um disparo de foguetão Unha-3, uma operação que os EUA associaram a um disparo de míssil balístico.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado