Mundo

Encontrados 130 sobreviventes do tsunami na Indonésia

Encontrados 130 sobreviventes do tsunami na Indonésia

As equipas de socorro da Indonésia encontraram hoje, sábado, mais de 130 pessoas que estavam dadas como desaparecidas nas ilhas devastadas pelo tsunami. Noutra zona do país, mantém-se a tensão em torno do vulcão Merapi, esperando-se novas erupções.

A Indonésia continua a viver estes dias ao ritmo das várias catástrofes naturais que atingiram o país na última semana e que causaram a morte de pelo menos 451 pessoas.

O balanço das vítimas não parou de aumentar ao longo dos cinco últimos dias mas, hoje, uma boa notícia chegou do arquipélago das Mentawaï, cujas costas foram devastadas por uma onda gigante na passada segunda-feira.

"As equipas de socorro descobriram vários desaparecidos nas colinas da ilha de Pagaï  do Norte", anunciou Agus Prayitno, um dos responsáveis das operações. O número de desaparecidos baixou assim para 163 contra os 298 contabilizados até então, enquanto que o número de mortos era de 413.

Neste arquipélago pobre e pouco desenvolvido, as operações de socorro revelam-se difíceis perante o estado meteorológico agitado, com mar forte e chuvas, e a falta de embarcações, o único meio de transporte que permite chegar às inúmeras ilhas de pescadores que foram atingidas pela vaga.

"A ajuda está disponível em quantidade. Infelizmente, o número de embarcações é insuficiente para a encaminhar rapidamente", lamentou Suryadi, um responsável das operações. Somente 5% da ajuda chegada ao porto de Sikakap, na ilha de Pagaï do Norte, pode ser distribuída por quem necessita.

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado