Mundo

Hollande diz existir "risco de guerra" entre a Turquia e a Rússia

Hollande diz existir "risco de guerra" entre a Turquia e a Rússia

O presidente francês François Hollande considerou esta sexta-feira que existe um "risco de guerra" entre a Turquia e a Rússia devido ao envolvimento turco na Síria.

"A Turquia está envolvida na Síria (...) Lá, existe um risco de guerra [com a Rússia] e é por isso que o Conselho de Segurança da ONU está reunido neste momento", disse em declarações à rádio France Inter.

Hollande afirmou que "a Rússia não terá sucesso ao apoiar unilateralmente Bashar al-Assad", apelando a "exercer" uma pressão sobre Moscovo para recomeçar as negociações sobre a Síria.

"Não pretendo afastar a Rússia da solução. Fui a Moscovo dizer a Vladimir Putin: 'Devemos estar todos juntos para fazer esta transição política. (...) Mas não posso aceitar que ao mesmo tempo que se negoceia, sejam bombardeadas populações civis", acrescentou.

"Devemos convencer Moscovo para encontrar uma solução política, isso também será melhor para os interesses russos", acrescentou.

A pedido de Moscovo, o Conselho de Segurança da ONU promove hoje às 20:00 (hora de Lisboa) uma reunião de emergência, após o apelo da Turquia para uma operação militar terrestre na Síria com os seus aliados, denunciado pela Rússia.

Conteúdo Patrocinado