Mundo

Hospital demolido com médicos e doentes no interior

Hospital demolido com médicos e doentes no interior

Um hospital chinês foi parcialmente demolido com vários médicos e doentes no seu interior, sendo que a morgue foi completamente destruída ainda com corpos no necrotério.

Cerca de 20 trabalhadores vestidos com uniformes militares destruíram parte do Hospital da Universidade de Zhengzhou, distrito Huiji, na capital da província central de Henan, de acordo com o canal público de televisão CCTV.

"Eu estava a tirar um raio-x a um paciente. O barulho [da demolição] foi aterrorizador", disse Liu Chunguang, diretor de radiologia do hospital ao canal de televisão.

"O meu paciente estava sentado ao meu lado quando começou a gritar que estava a haver um terremoto. O paciente saiu a correr, apavorado", explicou Liu Chunguang, acrescentando que apenas alguns médicos e um paciente estavam no hospital no momento da demolição.

Imagens publicadas pelos órgãos de informação chineses mostram várias salas com tetos a desabar, buracos nas paredes de tijolo, luzes fundidas, bem como massas de cabos soltos e detritos a balançar.

De acordo com o jornal local Dahebao, a morgue do hospital foi "arrasada", deixando seis corpos armazenados debaixo dos escombros, enquanto que equipamentos médicos no valor de 4 milhões de yuans (cerca de 600.000 euros) foram danificados.

A CCTV relatou ainda que três funcionários do hospital ficaram feridos durante confrontos com os trabalhadores que procediam à demolição.

As autoridades do distrito Huiji disseram à AFP que estavam a investigar o incidente e que os resultados não seriam anunciados antes de segunda-feira.

Na sexta-feira as autoridades chineses disseram que ainda não tinham identificado as pessoas que realizaram a demolição e que os corpos enterrados tinham também de ser recuperados.

"Deve ter sido alguém que está a construir uma estrada perto do hospital que mandou executar esta demolição", afirmou uma pessoa num fórum online.

As demolições forçadas são frequentes na China.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado