Mundo

Líder da Coreia do Norte diz estar pronto para usar armas nucleares

Líder da Coreia do Norte diz estar pronto para usar armas nucleares

O líder norte-coreano, Kim Jon-un, avisou, esta quinta-feira, as forças militares do país para estarem prontas a usar as armas nucleares a qualquer momento.

O anúncio, citado pela agência de notícias norte-coreana, foi feito durante uma visita do líder comunista de 33 anos a um exercício militar.

As forças militares têm de estar preparadas para realizar ataques preventivos face a ameaças externas, diz a agência.

Esta declaração surge horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, em Nova Iorque, uma resolução que impõe duras restrições comerciais ao país comunista em resposta aos últimos testes nucleares e de mísseis de longo alcance.

Esta sexta-feira, a Coreia do Norte lançou vários mísseis de curto alcance a partir da sua costa oriental, numa aparente demonstração de força após as sanções.

O ministério sul-coreano indicou que seis projéteis com um aparente alcance de 100 a 150 quilómetros foram lançados para o Mar do Japão pelas 10 horas (1.00 em Lisboa).

O Pentágono já minimizou o risco do arsenal nuclear da Coreia do Norte. "A avaliação do Governo dos Estados Unidos não mudou", disse um funcionário da Defesa norte-americano. Segundo a mesma fonte, os Estados Unidos ainda não viram a Coreia do Norte a testar ou demonstrar a capacidade de miniaturizar uma arma nuclear e colocá-la num míssil balístico intercontinental.

Conteúdo Patrocinado