Mundo

Mortos dois pilotos de caça que se despenhou no Iémen

Mortos dois pilotos de caça que se despenhou no Iémen

Os dois pilotos de um caça "Mirage" dos Emirados Árabes Unidos (EAU) morreram esta segunda-feira quando o aparelho se despenhou acidentalmente no Iémen, anunciou a coligação árabe que combate os rebeldes xiitas iemenitas 'huthis'.

"Dois pilotos dos EAU morreram como mártires quando o seu avião 'Mirage' se despenhou [hoje] ao amanhecer devido a uma avaria", disse o comando da coligação liderada pela Arábia Saudita, em comunicado publicado em Riade.

Esta é a primeira vez que os Emirados anunciam este tipo de acidente.

Fontes da segurança iemenita e testemunhas afirmaram que um avião da coligação árabe se tinha despenhado esta manhã contra uma das montanhas de Áden, no sul do Iémen, sem precisar se o aparelho pertencia, ou não, à força aérea dos Emirados.

De acordo com as mesmas fontes, aviões de combate sobrevoaram intensivamente, ao amanhecer, Áden, onde está em curso desde sexta-feira uma operação de segurança contra 'jihadistas'.

Helicópteros de assalto "Apache" lançaram um ataque as posições de combatentes da rede terrorista Al-Qaida, no bairro de Al-Mansurah, acrescentaram testemunhas.

A aviação da coligação árabe está a apoiar as forças governamentais iemenitas que tentam expulsar elementos da Al-Qaida de Al-Mansurah, onde os combates na sexta-feira e no sábado causaram pelo menos 19 mortos, incluindo 17 rebeldes, de acordo com fontes dos serviços de segurança.

Um avião das forças aéreas de Marrocos, que também integra a coligação, despenhou-se em maio passado no Iémen e o piloto morreu.

Os EAU perderam dezenas de soldados em operações terrestres no Iémen, incluindo mais de 50 num único ataque com mísseis atribuído aos rebeldes iemenitas.

A intervenção da coligação árabe no Iémen começou há um ano para combater os rebeldes 'huthis' pró-iranianos, que conquistaram extensas zonas do território iemenita, incluindo a capital, Sanaa, que os 'huthis' continuam a controlar.

Conteúdo Patrocinado