anorexia

Mulher que pesava 20 quilos recuperou em Portugal

Mulher que pesava 20 quilos recuperou em Portugal

Rachael Farrokh mede 1,70 metros e, em abril, pesava apenas 20 quilogramas. Na terça-feira participou numa marcha para alertar sobre os distúrbios alimentares, nos EUA, e surpreendeu todos com o seu aspeto.

Há cerca de seis meses, Rachael Farrokh publicava um vídeo no YouTube a pedir a colaboração das pessoas para que conseguisse recuperar do distúrbio alimentar grave que sofria.

Na Internet, era possível fazer doações para ajudar Rachael e, com a colaboração dos meios de comunicação social na divulgação do seu apelo, acabou por conseguir arrecadar cerca de 180 mil euros. O dinheiro fez com que a norte-americana conseguisse pagar as despesas médicas que tinha e iniciar o "caminho para a recuperação".

Os tratamentos alternaram entre a Califórnia e o Algarve e, agora, Rachael apresenta melhorias significativas. "Tenho uma família enorme - chama-se mundo", disse a atriz à televisão norte-americana NBC Los Angeles na terça-feira, enquanto participava numa marcha de alerta para os distúrbios alimentares, em Washington DC.

Agora, apesar de continuar frágil, já recuperou quase todo o peso que tinha perdido, mas confessa que não tem sido fácil. "[Os médicos] estavam tão preocupados com o meu corpo, e o meu corpo não estava a responder porque eles não percebiam que o cérebro tinha que colaborar com o corpo", diz. "A minha mente está muito mais clara e o meu pensamento já se desenvolveu", acrescenta.

Devido ao estado extremamente débil que apresentava, apenas um hospital nos EUA se dispunha a tratá-la, contava no vídeo que divulgou no YouTube. Porém, os tratamentos iniciados nos EUA acabaram por culminar na transferência da norte-americana para o Hospital Particular do Algarve. "Fui finalmente tratada com respeito e não sabia que o merecia", conta.

Enquanto continua a lutar contra a doença, Rachael procura também ajudar os outros que sofrem de problemas semelhantes.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM