EUA

Obama nega acusações de Trump sobre escutas

Obama nega acusações de Trump sobre escutas

As declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, que acusavam o seu antecessor de ter colocado escutas na Torre Trump, antes das presidenciais de novembro, foram negadas por Obama.

"Nem o presidente Obama nem qualquer outro oficial da Casa Branca ordenou a vigilância de qualquer cidadão norte-americano", escreveu o porta-voz do ex-presidente dos Estados Unidos.

Em comunicado, Kevin Lewis defendeu que nem Obama nem os seus homens "alguma vez interferiram com investigações independentes levadas a cabo pelo Departamento de Justiça", deixando no ar a possibilidade de que estivesse a ocorrer, na altura, uma investigação judicial.

"Alguma sugestão de que isso poderá ter acontecido é simplesmente falsa", acrescentou.

As declarações do porta-voz de Barack Obama surgem horas depois de Donald Trump ter escrito na rede social Twitter uma série de mensagens que acusavam Obama de ter colocado escutas aos seus telefones na Torre Trump, em outubro do ano passado, antes das eleições.

"Quão baixo foi o presidente Obama para pôr escutas os meus telefones durante o processo eleitoral. Isto é Nixon/Watergate. Mau (ou doente) tipo", escreveu, num dos "tweets", sem explicar a razão faz das acusações.

Trump fez igualmente uma comparação com o escândalo Watergate, o caso de espionagem política que levou à demissão do então presidente norte-americano, Richard Nixon, em 1974.

Os ataques contra Barack Obama surgem numa altura em que a administração de Trump está envolvida em polémica acerca de contactos durante a campanha e o período de transição entre responsáveis russos e alguns dos seus assessores e conselheiros, incluindo o ministro da Justiça, Jeff Sessions.

Entretanto, Ben Rhodes, assessor de política externa de Obama também deixou uma mensagem a Trump: "Nenhum presidente pode ordenar uma escuta telefónica, essas limitações foram implementadas para proteger os cidadãos de pessoas como o senhor".

Recomendadas

Outros conteúdos GM

Conteúdo Patrocinado