Mundo

Passaporte português é dos mais "poderosos" do mundo

Passaporte português é dos mais "poderosos" do mundo

O passaporte alemão é o que permite visitar o maior número de países sem necessidade de emissão de visto. Em concreto, 177. Portugal está na sexta posição.

Os dados constam do ranking da firma Henley & Partners, elaborado com base na liberdade com que os cidadãos de determinado país podem viajar.

No caso de Portugal, o passaporte permite visitar 172 países sem emissão de visto, enquanto os cidadãos do Reino Unido podem viajar para 175 (terceiro lugar) e os norte-americanos para 174 (quarta posição).

A Suécia está no segundo lugar do leque dos passaportes mais "poderosos", com 176 países, logo seguida, ex aequo, pela Finlândia, França, Itália, Espanha e Reino Unido, com 175.

A Henley & Partners elencou 199 países e recorreu a dados da IATA-International Air Transport Association, a autoridade máxima da aviação civil a nível mundial. Segundo a empresa inglesa, que há dez anos publica este ranking, a IATA detém a maior base de dados com informações sobre viagens.

Às nacionalidades foram atribuídos pontos com base no número de outros países que os seus cidadãos podem visitar sem necessidade de visto, desde o dia 1 de janeiro.

O Reino Unido deteve o primeiro lugar na tabela entre 2013 e 2015, enquanto os EUA estavam em segundo, no ano passado.

O passaporte do Afeganistão está na cauda da tabela, com acesso a apenas 25 estados. O Paquistão é o segundo pior caso, com os seus cidadãos a poder visitar apenas 29 países.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado